"Uma porta aberta para um 

          Universo de Informação Estatística

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

A informação estatística é hoje, mais do que nunca, uma forma de conhecimento da realidade económica e social de um País/Região num dado momento, imprescindível à definição de políticas e tomada de decisões por parte dos diferentes agentes económicos e do cidadão.

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), como autoridade estatística, reconhecida a nível regional, nacional e internacional, leva a cabo a sua Missão de produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, que responda com independência e eficácia às necessidades de informação da Sociedade, em permanente mudança e cada vez mais exigente no que se refere à relevância, qualidade e oportunidade dessa mesma informação.

As estatísticas oficiais são produzidas com independência técnica, respeitando as normas, orientações e as boas práticas de qualidade estatística, nacionais e internacionais, emanadas do Conselho Superior de Estatística (CSE), enquanto órgão que orienta e coordena o Sistema Estatístico Nacional (SEN), do Sistema Estatístico Europeu (SEE) e em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias. 

Os dados estatísticos individuais recolhidos junto dos cidadãos, empresas e serviços da administração pública nacional, regional e local, no âmbito das operações estatísticas do SEN, são de natureza confidencial e usados, exclusivamente, para a produção das estatísticas oficiais, sendo os resultados disponibilizados, objetiva, imparcialmente e em simultâneo, a toda a sociedade, de acordo com a lei do SEN (Lei nº22/2008 de 13 de maio).

A cooperação estatística é ainda uma das atribuições da DREM, sendo de salientar a sua ligação institucional com o Instituto Nacional de Estatística (INE), Banco de Portugal (BdP) e com outras entidades nacionais e internacionais, que desenvolvem também a sua atividade na área da estatística oficial, visando fomentar a partilha das boas práticas e o intercâmbio de conhecimentos. No âmbito da cooperação com entidades estrangeiras é de realçar a participação desde 2003 em projetos de grande relevância para a Região, conjuntamente com os Açores e Canárias, no âmbito da Iniciativa Comunitária INTERREG III - B e do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias.

Na prossecução da sua Missão, a DREM tem como preocupação constante assegurar a formação técnica e a melhoria de competências dos seus trabalhadores.

 

Paulo Baptista Vieira   

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Inq familias

IPC

Inq satisfacao

igdrem web

webinq

alea1

INE youtube

sicae

EAPR 2016

Go to top