DREM disponibiliza um Em Foco sobre os resultados das eleições presidenciais na Região Autónoma da Madeira em 2026

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) disponibiliza hoje, no seu portal de internet, um Em Foco dedicado aos resultados das eleições presidenciais realizadas na Região Autónoma da Madeira em 2026, que apresenta uma análise integrada dos resultados das eleições presidenciais, bem como dos níveis de participação eleitoral e da distribuição territorial do voto. Estas eleições ocorreram em dois sufrágios, dado que nenhum candidato obteve mais de metade dos votos validamente expressos no primeiro sufrágio, realizando-se um segundo entre os dois candidatos mais votados.

Esta publicação sintetiza os principais resultados apurados nos dois sufrágios eleitorais realizados em 2026, analisando a evolução do comportamento eleitoral, o desempenho dos candidatos e os padrões de votação por município e freguesia.

No primeiro sufrágio das eleições presenciais, realizado a 18 de janeiro, estavam recenseados 255 653 eleitores, dos quais 139 084 exerceram o direito de voto, correspondendo a uma taxa de participação de 54,40% e a uma abstenção de 45,60%.

Já no segundo sufrágio, realizado a 8 de fevereiro, dos 255 653 eleitores inscritos, 141 368 participaram no ato eleitoral, correspondendo a uma taxa de participação de 55,30%, fixando-se a taxa de abstenção em 44,70%.

Destacam-se os principais resultados:

Eleições Presidenciais (1.º sufrágio) – André Ventura foi o candidato mais votado na Região

Eleições Presidenciais (2.º sufrágio) – António José Seguro venceu na Região

DREM atualiza dashboard das Estatísticas das eleições

Em simultâneo com esta divulgação, a DREM atualiza também o respetivo dashboard, que permite uma consulta de informação de forma visual e dinâmica, permitindo explorar os dados das eleições realizadas na Região nas suas diversas dimensões. 


Para mais informações aceda a: