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No final do 1.º trimestre de 2017

Dívida Bruta da Administração Pública Regional situava-se em 4 959 milhões de euros

No final do 1.º trimestre de 2017, a dívida bruta da Administração Pública Regional situava-se em 4 959 milhões de euros, tendo aumentado cerca 46 milhões (+0,9%) comparativamente ao período homólogo e 120 milhões (+2,5%) face ao final do trimestre anterior.

O acréscimo verificado face ao trimestre precedente, é justificado pela contabilização em contas nacionais da operação de reestruturação de swaps de empresas públicas da RAM e de Acordos de Regularização de Dívida, celebrados no período de referência.

Analisando a evolução da composição da dívida bruta por instrumento financeiro observa-se que o peso dos empréstimos diminuiu de 81,2% para 77,5% entre o 1.º trimestre de 2016 e o homólogo de 2017, sucedendo o inverso no que respeita à dívida titulada, cujo peso, no mesmo período, subiu de 18,8% para 22,5%. 

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DREM passa a divulgar informação relativa à Dívida líquida de depósitos trimestralmente

A partir deste trimestre, a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), passa a divulgar no seu portal de estatísticas oficiais, informação relativa à Dívida líquida de depósitos cujo montante no final do 1.º trimestre de 2017 era de 4 677 milhões de euros, tendo aumentado 3 milhões (+0,1%) comparativamente ao período homólogo e cerca de 104 milhões (+2,3%) face ao final do trimestre anterior.

Notas:

Dívida pública (definição/ótica de Maastricht)

A dívida pública na definição/ótica de Maastricht corresponde à definição de dívida das Administrações Públicas relevante no contexto da supervisão orçamental europeia. Trata-se de um conceito de dívida consolidada bruta valorizada em termos nominais. Este conceito diverge do stock total de passivos definidos no SEC, quer no que concerne aos instrumentos contabilizados, quer em termos de critério de valorização. Trata-se de um conceito menos abrangente que não inclui, entre outros instrumentos financeiros, as ações e outras participações, os derivados financeiros, nem outros débitos/créditos, muito em particular as dívidas comerciais. Este conceito de dívida adota como regra de valorização o valor nominal, ou seja, o valor que a administração pública (emitente/devedor) deverá amortizar no termo do contrato. O limite estabelecido protocolo anexo ao Tratado de Funcionamento da União Europeia é de 60% do PIB.

Dívida líquida de depósitos

Dívida líquida de depósitos corresponde à Dívida bruta (dívida de Maastricht) subtraída dos depósitos nos bancos residentes.

 

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