DREM divulga estatísticas dos transportes para o 3.º trimestre de 2025 e série retrospetiva para o período 1976-2024

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje os dados do 3.º trimestre de 2025 relativos às diferentes modalidades de transporte na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Transportes terrestres – Registos de transferência de veículos usados cresceram entre janeiro e setembro de 2025, enquanto a aquisição de novos diminuiu

De acordo com os dados apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), os transportes coletivos por meio de autocarro asseguraram, de janeiro a setembro de 2025, o transporte de 19,5 milhões de passageiros. Destes,12,7 milhões corresponderam a carreiras urbanas (64,8%), enquanto nas carreiras interurbanas foram contabilizados 6,9 milhões de passageiros (35,2%).

Nos primeiros nove meses de 2025, venderam-se 1 136,8 mil bilhetes a utilizadores dos teleféricos da Região (+2,5% que em igual período de 2024), sendo 93,2% destinados a adultos, 5,1% a crianças e os restantes 1,7% a outros tipos de utilizadores (ex.: agricultores, residentes, estudantes, etc…). No mesmo período, as receitas totais ascenderam a 15,7 milhões de euros, correspondendo a um acréscimo de 15,2% em relação aos primeiros nove meses de 2024. De sublinhar que, no 3.º trimestre de 2025, verificou-se um ligeiro decréscimo homólogo nos bilhetes vendidos (-0,5%) e um aumento nas receitas (+16,8%).

Por sua vez, as Conservatórias da Região registaram, no 3.º trimestre de 2025, a transferência de registo de 4 271 veículos automóveis usados, dos quais 87,8% eram ligeiros de passageiros e 8,4% ligeiros de mercadorias. Foram também registados 164 veículos de carga, correspondendo a cerca de 3,8% do total. Em comparação com o 3.º trimestre de 2024, o número de registos aumentou em 462 veículos, o que traduz um acréscimo homólogo de 12,1%. Nos primeiros nove meses de 2025, este indicador registou um crescimento de 8,9%. 

Segundo a informação recolhida pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal, junto do Instituto de Registos e Notariado, de janeiro a setembro de 2025, foram registados 4 186 veículos novos adquiridos por residentes na RAM, o que representa, relativamente ao mesmo período em 2024, um decréscimo de 12,5%. No 3.º trimestre de 2025, contabilizou-se a aquisição de 1 303 veículos, correspondendo a uma diminuição homóloga de 643 veículos. De notar que esta variável se refere às aquisições de veículos realizadas por entidades residentes na RAM, incluindo empresas de rent-a-car, e não às vendas efetuadas pelas concessionárias de automóveis que operam na Região.

Os dados provisórios fornecidos pelo Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) indicam que, de janeiro a setembro de 2025, foram contabilizados 3 024 acidentes de viação com intervenção policial, o que significou um aumento de 6,6% relativamente ao mesmo período do ano precedente. As vítimas ascenderam a 1 036 pessoas (mais 145 que no mesmo período de 2024), das quais 959 foram classificadas como feridos ligeiros, 65 como feridos graves e 12 como vítimas mortais.

Transportes aéreos – Passageiros nos aeroportos da RAM aumentaram 13,1% no acumulado de 2025

Os aeroportos da RAM registaram, no 3.º trimestre de 2025, um movimento de passageiros na ordem dos 1 670,5 mil, o que representa uma variação homóloga positiva de 15,7%. Este crescimento deveu-se ao incremento de 16,0% verificado no aeroporto da Madeira e de 11,3% no aeroporto do Porto Santo. Entre janeiro e setembro de 2025, o número de passageiros transportados ascendeu a 4 357,0 mil, correspondendo a um aumento de 13,1% em comparação com o mesmo período do ano precedente.

Nos primeiros nove meses de 2025, a taxa de ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da RAM rondou os 85,9%, com o aeroporto da Madeira a atingir 86,3% e o Porto Santo 80,5%. No mesmo período do ano anterior, as taxas de ocupação foram superiores no conjunto dos aeroportos da RAM (88,0%) e no aeroporto da Madeira (88,5%). Já no aeroporto do Porto Santo foram ligeiramente inferiores (80,0%). No 3.º trimestre de 2025, as taxas de ocupação foram inferiores face ao mesmo trimestre de 2024: 88,2% nos aeroportos da RAM (-1,8 p.p.), 88,6% no aeroporto da Madeira (-2,0 p.p.) e 84,0% no aeroporto do Porto Santo (-0,1 p.p.).

No que diz respeito à carga aérea, observou-se, nos aeroportos da RAM, no 3.º trimestre do ano em análise, um decréscimo de 5,2% em relação ao mesmo trimestre de 2024: as mercadorias descarregadas aumentaram 21,8%, enquanto as mercadorias carregadas diminuíram em 69,5%. No acumulado do ano (entre janeiro e setembro de 2025), as variações foram de -8,3%, +14,9% e -55,3%, respetivamente.

Transportes marítimos – Movimento de mercadorias nos portos cresceu nos primeiros nove meses de 2025

No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se, nos primeiros nove meses de 2025, 184 navios de cruzeiro entrados nos portos da RAM (mais 23 que no mesmo período do ano passado). O número de passageiros em trânsito (403 495) também aumentou face ao mesmo período de 2024 (+4,5%).

Entre janeiro e setembro de 2025, o Porto do Funchal recebeu 402 359 passageiros em trânsito, a larga maioria (90,3%) dos quais constituída por europeus. As nacionalidades predominantes foram a alemã (39,6% do total; +12,0% que no mesmo período de 2024) e a britânica (38,3%; -9,9%). Note-se ainda que os passageiros em trânsito do continente americano no Porto do Funchal (8,8% do total) cresceram 4,3% face ao mesmo período de 2024.

Na linha Madeira-Porto Santo, o número de passageiros rondou os 319,6 mil entre janeiro e setembro de 2025, registando um aumento de 0,9% em relação aos primeiros nove meses de 2024. O número de passageiros apurados na referida linha (173,3 mil), no 3.º trimestre de 2025, cresceu igualmente 0,9% em termos homólogos.

A evolução do movimento de mercadorias nos portos da RAM, entre janeiro e setembro de 2025, foi positiva em comparação com o mesmo período do ano precedente (+2,3%). Para este resultado contribuiu o aumento observado no descarregamento de mercadorias (+2,7%), já que foi observado um decréscimo no carregamento de mercadorias (-1,7%). De sublinhar que, no 3.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou uma ligeira subida de 0,1%.

De janeiro a setembro de 2025, registou-se a entrada de 1 810 embarcações de recreio nas marinas da Região, com 3 814 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 16,3% e 6,8%, respetivamente.

Movimento passageiros PT


Para o período 1976-2024

DREM disponibiliza Série Retrospetiva das Estatísticas dos Transportes

A DREM também disponibiliza hoje, no seu portal de internet, a Série Retrospetiva das Estatísticas dos Transportes, atualizada com os dados de 2024. A série contém 130 quadros, sendo a mais extensa das séries divulgadas pela DREM.

A informação encontra-se agrupada em três capítulos:

- Transportes terrestres  Dados sobre as carreiras regulares de transporte coletivo de passageiros em autocarros, acidentes de viação, veículos automóveis vendidos, bilhetes vendidos e receitas nos teleféricos, táxis licenciados, parque automóvel segurado e tráfego rodoviário.

- Transportes aéreos  Informação relativa ao movimento comercial de aviões, passageiros, carga e correio nos aeroportos da RAM.

- Transportes marítimos  Dados sobre o movimento de embarcações, passageiros e carga nos portos da RAM.

Para mais informação aceda a: