tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Nos primeiros oito meses de 2019

Comercialização de banana cresceu 16,0% em termos homólogos

Segundo dados fornecidos pela Direção Regional de Agricultura, nos primeiros oito meses de 2019 foram comercializadas na primeira venda 13 295,2 toneladas de banana, mais 1 830,4 toneladas que em igual período de 2018. Daquele total, 82,9% foi expedida, tendo como destino principal o Continente (81,3% no mesmo período do ano passado).

A evolução muito positiva registada no 2.º quadrimestre (+43,5% em termos homólogos), permitiu mais que compensar a quebra pronunciada observada nos primeiros quatro meses do ano (-18,3%), registando-se até agosto e em termos acumulados um aumento de 16,0%. Ao estabelecer comparações com 2019, é importante contudo notar que 2018 foi um ano de quebra da comercialização de banana (pior registo dos últimos 5 anos), devido sobretudo a condições climatéricas adversas.

Para o referido incremento foi determinante o aumento verificado na comercialização de banana de categoria extra (+41,5%), já que na de 1.ª categoria e na de 2.ª categoria registaram-se decréscimos de 13,3% e de 35,4% respetivamente.

Julho foi simultaneamente o mês no qual se registou o maior crescimento homólogo (+65,0%) e também aquele no qual se contabilizou o máximo absoluto do ano em termos de quantidade comercializada de banana, que se fixou nas 2 786,6 toneladas.

Comercial banana pt

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top