tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No 2.º trimestre de 2017

Comercialização de vinho generoso “Madeira” aumentou em quantidade em termos homólogos, mas caiu em valor

Os dados provenientes do IVBAM, I.P. mostram que a comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 757 mil litros no 2.º trimestre de 2017, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 5,5% na quantidade e um decréscimo de 5,9% no valor.

Os acréscimos observados no trimestre em referência no valor comercializado para os mercados nacional (+7,4%) e extracomunitário (+12,2%) não foram suficientes para compensar a quebra no mercado comunitário (-22,4%). Contrariamente, ao nível das quantidades comercializadas, o crescimento nos mercados nacional (+12,2%) e extracomunitário (+23,5%) anularam a redução no mercado comunitário (-4,2%).

Analisando a informação do 1.º semestre de 2017, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas positivas de +8,6% e de +3,0% respetivamente. Este aumento nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o extracomunitário cresceu 29,9%, o nacional 10,3% e o comunitário 1,0%. O incremento no valor de primeira venda foi sustentado pelos acréscimos no mercado extracomunitário (+20,1%) e no mercado nacional (+9,5%) que compensaram a quebra no mercado intracomunitário (-9,7%).

Nos primeiros seis meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2016, é de realçar o crescimento nas vendas para o Continente (+85,2% nas quantidades e +67,8% em valor) e para o mercado japonês (+56,2% nas quantidades e +28,0% em valor), bem como a redução de vendas para o mercado britânico (-35,1% em quantidade e -51,7% em valor).

Vinho2t2017 pt

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top