tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em 2017

Comercialização de vinho generoso “Madeira” aumentou em valor e em quantidade

Segundo os dados fornecidos pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P., em 2017, a comercialização de vinho generoso “Madeira” atingiu os 3,2 milhões de litros, gerando 19,1 milhões de euros de receitas de primeira venda. Face a 2016, observaram-se crescimentos de 1,5% e 8,1% nas quantidades e em valor, respetivamente.

O mercado nacional apresentou uma evolução positiva face a 2016, em quantidade (+12,6%) e em valor (+13,7%). As vendas feitas na Região rondaram, em 2017, os 3,6 milhões de euros, +8,6% que no ano precedente, enquanto nas efetuadas no Continente o crescimento foi mais notório com aumentos de 44,2% e de 45,6% em quantidades e valor, respetivamente.

O mercado extracomunitário registou incrementos nas quantidades vendidas (+11,5%) e no valor das vendas (25,7%). Quanto ao mercado comunitário, as quantidades vendidas caíram 4,5% e as receitas de primeira venda recuaram 3,5%.

Desagregando por país, no mercado comunitário destaca-se o crescimento no mercado Alemão (+21,5% nas quantidades e +32,1% no valor), sendo de realçar igualmente a evolução nas exportações para a Suécia, que registou um aumento de 12,5% nas quantidades e de 27,2% no valor. O mercado francês, registou reduções tanto nas quantidades (-9,6%) como em valor (-8,9%). Nota também para o comportamento das exportações para o mercado britânico, cujo valor em 2017 rondou os 2,3 milhões de euros (-11,2%).

No mercado extracomunitário, destaque para o comportamento das vendas para o Japão, com um crescimento de 21,7% nas quantidades e de 16,9% nas receitas de primeira venda. Os E.U.A., mercado tradicional de vinho “Madeira”, também aumentaram as suas importações deste produto, quer em volume (+14,9%) quer em valor (+34,6%), passando a ser o principal mercado externo. Em sentido contrário, as exportações para a Suíça decaíram, evidenciando variações face a 2016, de -31,6% nas quantidades e de -32,2% no valor.

Do total comercializado, 89,0% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 6,99 euros/litro. O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,68 euros/litro.

A comercialização de vinho generoso “Madeira” verificada no 4.º trimestre de 2017 registou variações homólogas de +2,0% nas quantidades e de +17,8% no valor.

Vinho 2017 PT

Comercialização de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição diminuiu em 2017

Em 2017, a comercialização de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição representou uma receita de primeira venda de 759,9 milhares de euros, -6,2% que em 2016. Este decréscimo foi influenciado pela diminuição generalizada das vendas para o mercado nacional (-10,8%). Por sua vez, o mercado exterior registou um declínio de apenas 0,1%.

No ano em análise, mais de metade das vendas foram feitas no mercado nacional (411,5 milhares de euros). Os Estados Unidos (191,8 milhares de euros) e a Itália (89,5 milhares de euros) foram os principais mercados de destino deste tipo de artigos. Os aumentos homólogos relativos nos referidos mercados foram de 7,0% e de 42,6%, respetivamente. De assinalar a queda das vendas no mercado regional, que recuaram 8,2% em 2017, fixando-se nos 397,4 milhares de euros.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top