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No 2.º trimestre de 2018

Comercialização de vinho generoso “Madeira” aumentou em quantidade e valor

Os dados provenientes do IVBAM, I.P. mostram que a comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 879 mil litros no 2.º trimestre de 2018, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,9 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 16,2% na quantidade e de 14,1% no valor.

As exportações quer para os países da União Europeia (+23,0% em volume e +12,5% em valor) quer para os países terceiros (+18,4% em quantidade e +34,1% em receitas de primeira venda) cresceram em termos homólogos. As vendas de vinho “Madeira” realizadas no conjunto do território nacional recuaram tanto em volume (-3,3%) como em valor (-6,8%), enquanto as vendas no mercado regional aumentaram 1,8% em volume, mas diminuíram 1,9% em valor.

Analisando a informação do 1.º semestre de 2018, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas positivas de +15,4% e de +10,9% respetivamente. Este aumento nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o extracomunitário cresceu 19,5%, o comunitário 18,3% e o nacional 1,7%. Quanto ao valor de primeira venda, registaram-se igualmente aumentos em todos os mercados: no mercado extracomunitário (+20,4%), no mercado intracomunitário (+9,7%) e no mercado nacional (+0,9%).

Nos primeiros seis meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2017, é de realçar o crescimento nas vendas para a Suécia (+94,9% nas quantidades e +112,7% em valor), Dinamarca (+70,1% nas quantidades e +39,0% em valor) e para o mercado francês (+34,9% nas quantidades e +33,2% em valor), que se mantém como destino principal do vinho “Madeira”. Em sentido contrário, destaque ainda para as reduções de vendas verificadas quer no mercado holandês (-32,5% em quantidade e -39,1% em valor), quer no britânico (-20,5% nas quantidades e -27,1% em valor).

comercial vinho 2T2018 PT

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