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No 3.º trimestre de 2019

Comercialização de vinho generoso “Madeira” aumentou em quantidade e valor

Os dados provenientes do IVBAM, I.P. mostram que a comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 674 mil litros no 3.º trimestre de 2019, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,2 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 4,5% na quantidade e de 2,2% no valor.

Em termos homólogos, as exportações para os países da União Europeia diminuíram 4,8% em volume e 10,2% em valor, contrariamente ao que sucedeu no caso dos países terceiros para os quais as vendas cresceram 41,8% em quantidade e 15,8% em receitas de primeira venda. As vendas de vinho “Madeira” realizadas no conjunto do território nacional aumentaram tanto em volume (+4,9%) como em valor (+9,0%), enquanto as vendas no mercado regional mantiveram-se em volume, mas diminuíram 3,7% em valor.

Analisando a informação dos primeiros nove meses de 2019, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas negativas de -8,6% e de -8,8% respetivamente. Esta redução nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o comunitário recuou 11,9%, o extracomunitário 5,8% e o nacional 0,6%. Quanto ao valor de primeira venda, registaram-se igualmente diminuições em todos os mercados: no mercado comunitário (-13,6%), no mercado extracomunitário (-6,8%) e no mercado nacional (-2,5%).

Nos primeiros nove meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2018, é de realçar o crescimento nas vendas para o Continente (+47,5% nas quantidades e +21,6% em valor), Reino Unido (+20,1% em volume e +1,5% em receitas de primeira venda) e para o mercado alemão (+15,0% nas quantidades e +11,8% em valor). Em sentido contrário, destaque para as reduções de vendas verificadas nos mercados dinamarquês (-34,1% em quantidade e -22,2% em valor), holandês (-21,5% em volume e -24,1% nas receitas de primeira venda) e francês (-19,1% em quantidade e -24,1% em valor). A quebra neste último mercado externo – o mais relevante para o vinho Madeira – contribuiu fortemente para as variações negativas globais.

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