tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em 2019

Comercialização de vinho generoso “Madeira” diminuiu em valor e em quantidade face ao ano anterior

Segundo os dados fornecidos pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P., em 2019, a comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 3,2 milhões de litros, gerando 18,7 milhões de euros de receitas de primeira venda. Face a 2018, observaram-se decréscimos de 6,0% e 2,9% na quantidade e em valor, respetivamente.

Em 2019, o mercado nacional apresentou uma evolução negativa nas quantidade de -1,0%, mas em valor verificou-se um aumento de +1,5%, impulsionado pelas vendas feitas para o Continente (+41,8%, em quantidade) que ultrapassaram 1,0 milhões de euros, +38,6% que no ano precedente, enquanto as efetuadas na Região, apresentaram decréscimos de 7,5% e de 5,6% em quantidade e valor, respetivamente.

Por sua vez, o mercado extracomunitário registou uma redução nas quantidades vendidas (-2,0%); quanto ao valor, registou-se um aumento (+1,7%). No que diz respeito ao mercado comunitário, tanto as quantidades vendidas como as receitas de primeira venda recuaram (-9,1% e -8,7% respetivamente).

Desagregando por país, no mercado comunitário a França continua a ser o principal mercado, apesar de se observarem quebras de 16,8% nas quantidades e de 22,1% no valor. Em contraponto, há a assinalar os aumentos verificados no mercado alemão, que registou crescimentos tanto nas quantidades (+24,1%) como em valor (+22,0%), bem como no mercado inglês com aumentos no volume vendido (+18,2%) e na receita gerada (+11,4%).

No mercado extracomunitário, destaque para o comportamento das quantidades vendidas para a China, com um crescimento de 25,2%, embora em valor tenha registado uma quebra de 12,8%. Os E.U.A., principal mercado extra-UE de vinho “Madeira”, reduziu as importações deste produto, em volume (-3,1%), mas aumentou em valor (+17,8%). Contrariamente, as exportações para Canadá, Suíça e Japão evidenciaram variações negativas face a 2018, em quantidade e valor.

Do total comercializado, 74,3% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,02 euros/litro (6,68 euros/litro em 2018). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,67 euros/litro (mais 0,04 euros/litro que em 2018).

No que respeita ao 4.º trimestre de 2019, a comercialização de vinho generoso “Madeira” registou uma variação homóloga nula nas quantidades e de +11,3% no valor.

vinho 2019 pt

Comercialização de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição diminuiu em 2019

Em 2019, a comercialização de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição representou uma receita de primeira venda de 545,1 milhares de euros, -21,8% que em 2018, mantendo a tendência de queda dos três anos anteriores. Aquele decréscimo foi influenciado pela diminuição generalizada das vendas, tanto para o mercado nacional (-32,6%) como para o mercado estrangeiro (-9,9%).

No ano em análise, cerca de 45% das vendas foram feitas no mercado nacional (246,2 milhares de euros). Os Estados Unidos (168,9 milhares de euros) e a Itália (64,5 milhares de euros) foram os principais mercados de destino deste tipo de artigos. As variações homólogas relativas aos referidos mercados foram de -11,1% e de -24,0%, respetivamente. De assinalar a queda das vendas no mercado regional, que recuaram 33,3% em 2019, fixando-se nos 236,8 milhares de euros.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top