tableaupublic            

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

DREM divulga Conta Satélite do Turismo de 2015 para a Região Autónoma da Madeira

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje, no seu portal de estatísticas oficiais, os resultados da Conta Satélite do Turismo-2015 para a Região Autónoma da Madeira (CST-M).

A CST é um instrumento que consiste num sistema de informação integrada, que tem como objetivo principal apresentar as atividades e produtos relacionados, direta ou indiretamente, com o Turismo.

Permite a perceção da dimensão económica deste sector, bem como medir a sua importância em termos de Emprego, possibilitando uma comparação com outros sectores económicos na Região, no país e em termos internacionais.

Segundo a CST-M, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) atingiu, em 2015, 15,9% do VAB da economia regional, ascendendo a um total de 591,3 milhões de euros.

O Consumo do Turismo no Território Económico (CTTE), que resume a procura turística, rondou os 1 128,5 milhões de euros, representando 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região.

Estes dois rácios – o peso do VABGT no VAB e o CTTE no PIB - são os resultados mais importantes da CST-M. Refira-se que em rigor, o peso do turismo na economia deverá ser aferido pelo rácio do VABGT pelo VAB.

Por sua vez, o emprego nas atividades caraterísticas do turismo, avaliado em número de postos de trabalho representou 16,7% do emprego total regional.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top