No 2.º trimestre de 2017

Saldo entre o número de constituições e de dissoluções de sociedades foi positivo (+84)

Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao INE, no segundo trimestre de 2017, o número de constituições de sociedades (234) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (150), resultando num saldo positivo de 84 sociedades. Comparativamente ao período homólogo, observaram-se menos 2 constituições e menos 64 dissoluções.

 soc const dis 2T 2017PT

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades constata-se que para o saldo global positivo no trimestre em referência, contribuíram essencialmente o “Alojamento, restauração e similares” (+43), seguido das “Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas” (+13), das “Atividades imobiliárias” (+12), das “Atividades de informação e de comunicação” e das “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+11, em ambos os casos). Em sentido inverso, os saldos negativos mais acentuados registaram-se na “Construção” (-7), nos “Transportes e armazenagem” (-4) e nas “Indústrias transformadoras” (-3).

Entre janeiro e junho de 2017, o saldo entre constituições e dissoluções de sociedades, foi de +207 (511 constituições contra 304 dissoluções). Por atividade, observa-se que o saldo positivo mais pronunciado vem do “Alojamento, restauração e similares” (+63), do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (+36) e das “Atividades de informação e de comunicação” (+26). As únicas atividades com saldo negativo foram a “Construção” (-4), os “Transportes e armazenagem” (-3) e a “Captação, tratamento e distribuição de água; saneamento, gestão de resíduos e despoluição” (-1).