No ano de 2014

Saldo entre o número de constituições e de dissoluções de sociedades foi de -48

Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral de Política de Justiça ao INE, em 2014, o número de dissoluções de sociedades (836) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de constituições (788), resultando num saldo negativo entre constituições e dissoluções de 48 sociedades. Em 2013, o saldo entre o número de constituições e de dissoluções de sociedades havia sido mais marcadamente negativo (-209).

Desagregando os dados por trimestre constata-se que apenas no terceiro trimestre de 2014 se observou um saldo positivo entre a constituição e a dissolução de sociedades (+15). O segundo trimestre foi o mais penalizador (-54).Tal como já havia sucedido nos últimos anos, a evolução registada em 2014 esteve em grande medida condicionada pela dissolução de sociedades que exerciam atividade no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), particularmente no 1º semestre do ano.

Desagregando os dados de acordo com a Atividade Económica das sociedades constatamos que o saldo positivo mais relevante no ano de 2014 registou-se na atividade de “Alojamento, restauração e similares” (+73), seguido das “Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas” (+24), das “Atividades administrativas e dos serviços de apoio” (+19), da “Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca” (+14), das “Atividades de informação e de comunicação” (+13) e das “Outras atividades de serviços” (+10). Para o saldo global negativo contribuíram especialmente as “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (-89), o “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (-39), as “Atividades financeiras e de seguros” (-34), os “Transportes e Armazenagem” (-31) e a “Construção” (-22).

No ano em referência, o número de constituições foi superior ao de dissoluções nos municípios de Santa Cruz (77 contra 55), Porto Santo (12 contra 6), Machico (26 contra 21), Calheta (12 contra 7), Ponta do Sol (18 contra 14) e Porto Moniz (3 contra 1). Por sua vez, Funchal (-68), Câmara de Lobos (-12), Ribeira Brava (-9) e Santana (-3) registaram um saldo negativo entre a constituição e a dissolução de sociedades. O saldo foi nulo no município de São Vicente.