tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

A partir do 1.º trimestre de 2018

DREM divulga nova informação no âmbito das Estatísticas dos Transportes

Da presente divulgação em diante, a DREM passa a disponibilizar dados sobre a atividade dos teleféricos a operarem na Região, com base em informação recolhida diretamente por esta Direção Regional junto das empresas que exploram esses equipamentos.

No 2.º semestre de 2017 foram também encetados contactos com a ACAP - Associação Automóvel de Portugal, no sentido de esta entidade fornecer à DREM informação sobre veículos automóveis novos adquiridos por unidades residentes na RAM, o que veio a se concretizar, sendo de assinalar que esta informação é consistente com a que o INE e a DREM divulgam anualmente no seu Anuário Estatístico Regional. Ressalve-se que a divulgação dos dados sobre o registo de vendas de veículos automóveis nas Conservatórias mantém-se somente na parte adstrita aos veículos usados.

No âmbito dos transportes marítimos, inicia-se também a difusão de informação sobre o movimento de embarcações de recreio nas marinas da Região, com base em informação recolhida pela DREM junto da Alfândega do Funchal.

Transportes terrestres - Passageiros transportados por meio de autocarro diminuem ligeiramente face ao período homólogo. Automóveis ligeiros novos adquiridos por residentes na RAM aumentaram, bem como os passageiros transportados em teleféricos.

De acordo com os dados apurados pela DREM, os transportes coletivos de passageiros por meio de autocarro registaram no 1.º trimestre de 2018 uma variação negativa de 0,2% nos passageiros transportados, fixando-se esta variável nos 6,3 milhões. Nos urbanos, foram transportados 4,1 milhões de passageiros entre janeiro e março de 2018, -4,6% em comparação com o período homólogo. Nos interurbanos, contabilizaram-se 2,2 milhões de passageiros transportados (+9,0% que no mesmo período do ano anterior).

Entre janeiro e março de 2018 venderam-se cerca de 200 mil bilhetes a utilizadores dos teleféricos da Região (+10,9% que em igual período do ano passado), sendo 91,0% para adultos, 4,4% para crianças e os restantes 4,6% para outro tipo de utilizadores (ex.: agricultores, residentes, estudantes, etc…). As receitas totais dos primeiros três meses do ano ultrapassaram os 2,2 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 11,7% face ao trimestre homólogo.

De referir que em 2017 foram transportados nos teleféricos da RAM 904,2 mil passageiros, que geraram uma receita de 10,2 milhões de euros.

Segundo a informação recolhida pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal junto do Instituto de Registos e Notariado, no 1.º trimestre de 2018, e em comparação com o 1.º trimestre de 2017, foi registado um acréscimo de 4,6% no número de veículos ligeiros de passageiros novos (882) adquiridos por residentes na RAM e um decréscimo de 2,3% nos ligeiros de mercadorias novos (129). Face ao mesmo período do ano passado, contabilizaram-se em termos globais mais 36 aquisições, o que se traduziu num crescimento homólogo de 3,7%.

A ACAP também forneceu à DREM informação para 2017, ano no qual o número de veículos novos adquiridos por residentes na RAM, ascendeu aos 4 073, mais 3,2% que em 2016.

Por sua vez, nos primeiros três meses de 2018, as Conservatórias da Região registaram a transferência de registo de 2 966 veículos automóveis usados, 85,8% dos quais ligeiros de passageiros e 13,3% ligeiros de mercadorias. Foram também registados 25 veículos pesados, cerca de 0,8% do total. Em comparação com o 1.º trimestre de 2017, o número de registos reduziu-se em 539, o que traduz um decréscimo homólogo de 15,4%.

Transportes aéreos -  Movimento nos aeroportos da RAM cresceu 2,4% face ao mesmo trimestre do ano passado

Os aeroportos da RAM registaram no 1.º trimestre de 2018 um movimento de passageiros na ordem dos 701,6 milhares, +2,4% face ao trimestre homólogo. Tanto o aeroporto da Madeira como o do Porto Santo contribuíram para este crescimento no movimento de passageiros, com variações homólogas positivas de 2,5% e 0,5%, respetivamente. No que diz respeito à carga aérea, observou-se nos aeroportos da R. A. da Madeira, nos primeiros três meses do ano, um acréscimo nas mercadorias carregadas e descarregadas (+10,2% e +8,2% que no período homólogo, respetivamente).

Transportes marítimos - Mais passageiros em trânsito em navios de cruzeiro nos portos da RAM. Movimento de mercadorias em alta. Número de embarcações de recreio entradas nas marinas decresceu.

No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se no 1.º trimestre deste ano 89 navios de cruzeiro entrados nos portos da R. A. Madeira, mais 15 que em igual período do ano transato, observando-se nos passageiros em trânsito neste tipo de navios um acréscimo de 31,2%. Nos primeiros três meses de 2018, o porto do Funchal recebeu 182 663 passageiros em trânsito, a larga maioria (92,5%) dos quais constituída por europeus. As nacionalidades predominantes foram a alemã (55,5% do total, +47,4% que no 1.º trimestre de 2017), a britânica (26,4% do total, sendo a variação homóloga de +11,2%) e a austríaca (quota de 1,9%, +16,0% que em igual período do ano passado). Note-se ainda que o número de norte-americanos que passou pelo Porto do Funchal nos primeiros três meses de 2018 cresceu 96,9% em termos homólogos, contabilizando-se 4 671 passageiros desta nacionalidade (2,6% do total).

Na linha Madeira-Porto Santo, o número de passageiros no 1.º trimestre do corrente ano teve uma redução de 1,4% comparando com o mesmo período do ano anterior, fixando-se nos 57,4 milhares.

A variação do movimento de mercadorias nos portos da RAM no trimestre em referência foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período do ano passado (+2,2%). Para esta variação contribuiu o aumento observado no descarregamento (+3,5%) de mercadorias, que mais que compensou o decréscimo no carregamento (-5,3%).

De janeiro a março de 2018, registou-se a entrada de 169 embarcações de recreio nas marinas da Região, representando um decréscimo de 13,3% em comparação com o trimestre homólogo. Nestas embarcações contabilizaram-se 661 tripulantes e passageiros, menos 283 que em igual período do ano passado.

Em 2017, entraram 2 179 embarcações nas marinas da RAM, transportando 7 685 passageiros e tripulantes. Face a 2016 isto significou aumentos de 9,4% e 20,8%, respetivamente.

transportes 1T2018 PT 

Dados finais para 2017 das estatísticas dos transportes já estão disponíveis

A DREM publica também hoje a publicação anual “Estatísticas dos Transportes da RAM-2017” com dados referentes aos transportes terrestres, aéreos e marítimos.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top