tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No 2º trimestre de 2013

Incremento no fluxo de passageiros no aeroporto da Madeira. Quebra nos passageiros em trânsito e no movimento de mercadorias nos transportes marítimos

Os aeroportos da RAM registaram no 2º trimestre de 2013 um movimento de passageiros de 655,2 milhares, +4,2% que no mesmo período do ano passado. Este crescimento resultou essencialmente do aumento do movimento de passageiros embarcados (+5,1%) e desembarcados (+4,7%) no aeroporto da Madeira. No aeroporto do Porto Santo, observaram-se diminuições no embarque e desembarque de passageiros de e 8,4% e 5,7% respetivamente. Em termos do 1º semestre de 2013, o movimento de passageiros no aeroporto da Madeira cresceu 5,6%, enquanto no Porto Santo se assistiu a uma queda de 1,2%, amortizada pelo aumento do número de passageiros em trânsito. Na carga aérea e para os primeiros seis meses do ano, houve no aeroporto da Madeira uma redução de 3,0% na descarga de mercadorias e de 34,4% nas mercadorias carregadas.

No domínio dos transportes marítimos, o 2º trimestre de 2013 caracterizou-se por um aumento no número de navios de cruzeiro entrados no porto do Funchal (mais oito que em período idêntico de 2012) e dos passageiros em trânsito transportados neste tipo de navios (+0,7%). Estes acréscimos foram insuficientes para compensar as quebras observadas no 1º trimestre do ano, pelo que em termos dos primeiros seis meses de 2013 observa-se uma diminuição de 18,5%, atingindo o porto do Funchal, neste período, um total de passageiros em trânsito a rondar os 240 milhares. No movimento de mercadorias, os dados do 2º trimestre de 2013 evidenciam um ligeiro aumento nas mercadorias descarregadas (+0,6%), enquanto as carregadas diminuíram 8,9%. Para o 1º semestre de 2013 os números são ainda negativos em ambos os fluxos com quebras de 2,1% e 16,3% para as mercadorias descarregadas e carregadas, respetivamente.

Nos transportes coletivos de passageiros por meio de autocarro a tendência continua a ser de queda. Nos urbanos, foram transportados 8,5 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2013, -17,8% em comparação com o período homólogo. Nos interurbanos, essa diminuição foi menos acentuada (-1,4%), contabilizando-se perto de 4,0 milhões de passageiros transportados.

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top