No ano de 2024
Produção de energia elétrica na RAM aumentou 2,0% face ao ano precedente
Em 2024, a produção de energia elétrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), aumentou 2,0% face ao ano anterior.
Analisando o mix de produção da energia elétrica emitida em 2024 - cujo total rondou os 953,4 Gigawatt hora (Gwh) - observa-se que, comparativamente a 2023, assistiu-se a uma maior preponderância das fontes eólica (+39,3%), resíduos sólidos urbanos (+8,6%), hídrica (+4,3%) e fotovoltaica (+2,4%), em detrimento da fonte térmica (-5,1%).
A fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica diminuiu, tendo passado de 72,1% em 2023 para 67,1% em 2024, o que significa que, pela mesma ordem, a quota de renováveis passou de 27,9% para 32,9%, percentagem mais elevada desde o início da série disponível (2009).
De referir a preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia elétrica, concentrando 16,5% do total (13,2% no mesmo período em 2023), tendo-se verificado um aumento de 27,4% face ao período homólogo, na produção de eletricidade a partir desta fonte.
Reduzindo o âmbito de análise ao 4.º trimestre de 2024, observa-se que a emissão de energia elétrica foi de 244,8 Gwh, sendo o aumento de 2,2% em termos homólogos.

DREM divulga dados sobre o Balanço energético referente ao ano de 2023
A DREM publica também hoje informação produzida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), nomeadamente o balanço energético para 2023.
Para mais informação aceda a: