Em junho de 2025
Taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) manteve-se nos 3,6%
Em junho de 2025, a Região Autónoma da Madeira (RAM) registou uma variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), nos últimos 12 meses, de 3,6%, valor idêntico ao observado no mês anterior.
A inflação subjacente — indicador que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos — situou-se em 3,8%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que em maio anterior.
Os preços dos bens subiram 2,3%, enquanto os serviços registaram um aumento mais expressivo, de 5,3%.
As maiores variações positivas registaram-se nas classes de despesa dos “Restaurantes e hotéis” (10,4%), “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (5,0%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (4,0%). Em sentido inverso, a classe do “Vestuário e calçado” apresentou a menor variação, com um ligeiro acréscimo de 0,1%.
A nível nacional, a variação média do IPC fixou-se em 2,3%, menos 0,1 p.p. do que em maio de 2025.
Em termos homólogos — ou seja, comparando junho de 2025 com o mesmo mês de 2024 — a variação de preços na RAM foi de 3,0%, inferior em 0,2 p.p. à do mês anterior. A nível nacional, a variação homóloga do IPC situou-se em 2,4%, mais 0,1 p.p. do que em maio anterior.
A nível mensal, em junho de 2025, o IPC registou uma diminuição de 0,1%, valor idêntico ao decréscimo observado no mês anterior. No País, a variação mensal fixou-se em 0,1%, o que representa uma diminuição de 0,2 p.p. face aos 0,3% registados no mês anterior.
Em junho de 2025, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, aumentou 0,3% face ao mês anterior e 7,1% em comparação com o mês homólogo (0,4% e 7,4% no mês anterior, respetivamente).

Para mais informação aceda a: