No ano de 2025

Valor dos levantamentos adicionado das compras através de terminais de pagamento automático da rede SIBS na Região cresceu 7,3%, ultrapassando os 3,1 mil milhões de euros

Em 2025, os montantes relativos às duas principais operações da rede SIBS (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), consideradas no seu conjunto, atingiram o montante de 3 124,5 milhões de euros (2,7% de peso no total nacional), +7,3% que em 2024 (+4,8% no País). Aquele valor engloba 2 388,6 milhões de euros de operações realizadas com cartões nacionais, +6,8% que no ano anterior (+4,8% no País), e 735,9 milhões de euros com cartões internacionais, equivalendo a um acréscimo de 8,9% face a 2024 (+4,2% no País).

Os levantamentos totalizaram 730,9 milhões de euros, dos quais 699,3 milhões de euros com cartões nacionais e 61,6 milhões de euros com cartões internacionais, representando decréscimos de 2,6%, 2,7% e de 2,2%, pela mesma ordem. No País, a tendência foi a mesma, com decréscimos de 4,6%, 4,5% e de 6,9% respetivamente.

Por sua vez, as compras através de terminais de pagamento automático (TPA) rondaram os 2 393,6 milhões de euros, que se repartiram em 1 719,3 milhões de euros com cartões nacionais e 674,3 milhões de euros com cartões internacionais. Comparando com 2024, as variações foram igualmente positivas, de 10,8%, 11,0% e de 10,1%, respetivamente. A nível nacional, as variações foram do mesmo sinal, de 8,3%, 8,6% e 6,1%, respetivamente.

Os pagamentos totalizaram 208,4 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 10,5% (+31,6% no País).

Operacoes SIBS PT

A análise dos dados dos levantamentos adicionados das compras através de TPA, por município, mostra que no Funchal foram movimentados 1 884,8 milhões de euros, que correspondem a 60,3% do total da Região (61,3% em 2024). Em sentido oposto, o Porto Moniz foi o município com o movimento mais baixo, ficando-se pelos 30,7 milhões de euros. Em termos de crescimento face ao ano anterior, destacou-se o Porto Moniz (+27,5%), com o maior aumento, surgindo, no polo oposto, São Vicente (+1,6%). No Funchal, a variação foi de +5,6%.

Reduzindo o âmbito de análise ao 4.º trimestre de 2025, observa-se que o valor dos levantamentos adicionados das compras através de TPA ascendeu aos 808,7 milhões de euros, repartindo-se em 187,6 milhões de euros de levantamentos e 621,1 milhões de euros de compras através de TPA, significando variações, pela mesma ordem,  de +4,4%, -5,0% e de +7,6%.

Analisando o total das compras por forma de compra - presenciais e online - verifica-se que as variações homólogas anuais foram de +10,5% e +15,5%, respetivamente, sendo que as compras online representaram apenas 5,7% do total.

Em 2025, as compras realizadas através de TPA concentraram-se maioritariamente nos setores do “Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos” (57,3% do total) e do “Alojamento, restauração e similares” (22,9%). Nestes setores, foram observados aumentos homólogos de 11,9% e 7,1%, respetivamente.

Levantamentos e compras em TPA atingem 69,8 milhões de euros na semana de 8 a 14 de dezembro de 2025

Dado que o detalhe de informação disponível permite uma análise mais fina da evolução dos montantes movimentados na rede SIBS, a DREM apresenta, a exemplo dos anos anteriores, uma análise do período compreendido entre a 1.ª semana de novembro e o final do ano, por se tratar de uma época particularmente intensa em termos de compras.

Contrariando a tradição, em 2025, nem a semana do Black Friday nem a semana anterior ao Natal registaram os maiores montantes de levantamentos e compras através de TPA durante a época pré-natal.

Na semana do Black Friday (semana 48, de 24 a 30 de novembro), o valor movimentado situou-se em 64,1 milhões de euros, registando, de forma atípica, decréscimos face à semana anterior (-4,5%) e à mesma semana de 2024 (-1,1%). O mesmo se verificou na semana anterior a do Natal (semana 51, de 15 a 21 de dezembro), com o montante movimentado (59,2 milhões de euros) a registar também decréscimos face à semana anterior (-15,1%) e à mesma semana do ano precedente (-15,4%).

A semana com maior valor movimentado foi a semana 50 (de 8 a 14 de dezembro), tendo sido movimentados cerca de 69,8 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 19,7% face à semana anterior e de +12,2% em comparação com a semana homóloga.

Por fim, na semana do Natal (semana 52, a última de 2025), o valor movimentado foi 2,9% superior ao da semana anterior, tendo o total de levantamentos e de compras através de TPA atingido 60,9 milhões de euros.

Levantamento TPA PT


DREM atualiza série retrospetiva sobre operações da rede SIBS

Encerrado o ano de 2025, a DREM procedeu à atualização da série retrospetiva com dados relativos à rede SIBS, na maioria dos casos com início em 1997. Encontra-se disponível informação sobre operações, levantamentos, consultas, pagamentos, compras através de TPA, bem como sobre o número de terminais e de caixas Multibanco.

Para mais informação aceda a: