Inquérito de Qualidade dos Censos 2021 – Resultados atestam sucesso da operação Censos 2021 na Região Autónoma da Madeira

Integrado no programa de controlo e avaliação da qualidade dos Censos 2021, foi realizado entre setembro e novembro de 2021, de forma presencial, o Inquérito de Qualidade (IQ) dos Censos 2021, correspondendo à quinta edição (iniciada com os Censos 1981). Este inquérito realizou-se de forma independente da estrutura de recolha e após o término dos Censos 2021. A informação apresentada faz parte do último capítulo da publicação nacional, disponibilizada pelo INE no passado dia 23 de novembro.

Ao nível da análise de cobertura, o Inquérito de Qualidade dos Censos 2021 mostra que na Região Autónoma da Madeira, à semelhança do País, existiu uma sobrecobertura nos edifícios e nos alojamentos, com a taxa de cobertura líquida a se fixar nos 103,5% e 103,3%, respetivamente. Nos agregados familiares foi a RAM que ficou mais próximo do valor ótimo de 100%, registando uma taxa de cobertura líquida de 99,0%, a mais alta do País, enquanto a média nacional fixou-se em 94,3%. Para os indivíduos residentes na RAM, a taxa de cobertura líquida foi a mais alta entre as sete regiões do país e foi estimada em 99,6%, valor superior à taxa nacional (96,8%) e também muito próximo dos 100%.

 Taxa Cobertura Liquida PT novo

Na análise de conteúdo, para a RAM, o índice de consistência líquida para as variáveis sexo e grupo etário, assumiu o valor 99,1% mostrando que os erros de conteúdo para estas duas variáveis não são significativos.

 Indice Consistencia Liquida PT

Para mais informação aceda a: