Em janeiro de 2024
Valor médio da prestação vencida no crédito à habitação subiu para os 417 euros
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro de 2024, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 4,771%, registando um acréscimo de 0,051 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Note-se que, em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de apenas 2,258%.
O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu 6 euros face ao mês anterior, para 417 euros, tendo os juros se fixado nos 251 euros (mais 5 euros que no mês anterior) e a amortização nos 166 euros (mais 1 euro que no mês precedente). No mês homólogo, o valor médio da prestação vencida era de 331 euros.
Por sua vez, o montante do capital médio em dívida para os contratos de crédito à habitação aumentou pelo 9.º mês consecutivo, situando-se, em janeiro de 2024, nos 64 097 euros (63 491 euros em dezembro de 2023). Um ano antes era de 62 142 euros.
A nível nacional, e no conjunto dos contratos de crédito à habitação, a taxa de juro implícita subiu para 4,657%, mais 0,064 p.p. que no mês anterior. A prestação média vencida para a globalidade dos contratos aumentou para os 404 euros, tendo o valor do capital médio em dívida crescido para os 64 790 euros (64 597 euros no mês precedente). No País, os juros subiram 4 euros face ao mês anterior, enquanto o capital amortizado manteve-se nos 156 euros.
