Em abril de 2025

Taxa de juro implícita no crédito à habitação na Região foi inferior à do mês homólogo em cerca de 1 ponto percentual

Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em abril de 2025, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 3,739%, registando um decréscimo de 0,079 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Note-se que esta é a décima quinta redução consecutiva neste indicador. Refira-se ainda que, em abril de 2024, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 4,729%.

O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu 2 euros face ao mês anterior, para os 401 euros, tendo os juros se fixado nos 208 euros (menos 4 euros que o valor do mês anterior) e a amortização nos 193 euros (mais 2 euros que o valor do mês precedente). No mês homólogo, o valor médio da prestação vencida era de 417 euros.

Por sua vez, o montante do capital médio em dívida para os contratos de crédito à habitação aumentou pelo vigésimo quarto mês consecutivo, situando-se, em abril de 2025, nos 67 745 euros (67 532 euros em março de 2025). Um ano antes era de 64 622 euros.

A nível nacional, e no conjunto dos contratos de crédito à habitação, a taxa de juro implícita desceu para 3,663%, menos 0,072 p.p. que no mês anterior. A prestação média vencida para a globalidade dos contratos diminuiu para os 396 euros, tendo o valor do capital médio em dívida crescido para os 70 413 euros (70 065 euros no mês precedente). No País, os juros desceram 4 euros face ao mês anterior, para os 213 euros, enquanto o capital amortizado subiu 2 euros, para os 183 euros.                                                                                          

 Credito a Habitacao abr25 PT