Em agosto de 2025
Economia regional manteve-se em crescimento, embora desacelerando ligeiramente
O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de agosto de 2025, a economia regional manteve a sua trajetória de crescimento, embora com sinais de moderação.

Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em outubro de 2017, o objetivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.
Síntese Económica de Conjuntura – Análise da Situação Económica da Região Autónoma da Madeira em agosto de 2025
Atividade Económica
Em agosto de 2025, a atividade económica regional prosseguiu a trajetória de crescimento, embora com sinais de moderação.
O número de dormidas nos alojamentos turísticos cresceu 5,2%, mantendo o ritmo observado em julho. Os proveitos totais aumentaram 19,0%, mas desaceleraram face aos 20,4% registados no mês anterior, enquanto o RevPAR abrandou para 16,8% (18,2% no mês precedente).
A emissão de energia elétrica registou uma ligeira variação positiva de 0,8%, abaixo dos 1,4% verificados em julho. Já a introdução no consumo de gasóleo manteve-se relativamente estável, com um crescimento de 1,0%, muito próximo dos valores observados nos dois meses anteriores (ambos com +1,1%).
Por sua vez, a relação entre sociedades constituídas e dissolvidas recuou para 2,7 novas sociedades por cada dissolução, abaixo do rácio de 3,2 registado em julho.
Indicadores Qualitativos
Em agosto de 2025, os indicadores de confiança evoluíram positivamente apenas no setor da Construção e Obras Públicas, enquanto nos setores do Comércio, dos Serviços e da Indústria Transformadora foram observadas diminuições.
Consumo Privado
A introdução no consumo de gasolina manteve a trajetória de crescimento em agosto de 2025, subindo para 10,9%, valor idêntico ao registado em junho e acima dos 10,3% observados em julho anterior.
O saldo dos empréstimos para consumo e outros fins concedidos às famílias e às instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias aumentou 8,4%, variação muito próxima da registada no mês precedente (8,5%).
Os levantamentos e compras efetuados através de terminais de pagamento automático (TPA) com cartões nacionais cresceram 8,8%, acelerando face ao desempenho de julho (7,9%) e prolongando a tendência positiva observada nos meses anteriores.
Por fim, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros registaram uma variação homóloga negativa de 15,2%, depois de dois meses consecutivos de crescimento, mais concretamente em junho (3,8%) e julho (4,4%).
Investimento
Em agosto de 2025, os indicadores de investimento apresentaram uma evolução diferenciada. As vendas de automóveis ligeiros de mercadorias registaram uma variação homóloga de -17,1%, revertendo o forte crescimento de 20,4% observado em julho. No mesmo mês, o saldo dos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras apresentou uma ligeira diminuição de 0,1%, após a contração de 4,1% registada no mês anterior.
A evolução da comercialização de cimento manteve-se em terreno negativo, mas voltou a atenuar a queda iniciada em março, passando de -5,7% em julho para -3,3% em agosto de 2025. Por sua vez, a avaliação bancária da habitação manteve a trajetória de crescimento, aumentando 16,7%, ligeiramente acima dos 16,1% registados no mês anterior.
Quanto ao número de edifícios licenciados, este voltou a aumentar de forma acentuada, registando uma variação positiva de 48,9% em agosto 2025, acelerando face aos 38,8% observados em julho.
Procura Externa
As exportações regionais de bens cresceram 54,1% em agosto de 2025, mantendo-se em níveis muito elevados, ainda que abaixo do acentuado crescimento de 63,4% observado no mês anterior. Em sentido inverso, as importações voltaram a registar uma diminuição significativa, de -11,5%, aprofundando a queda de 11,2% registada em julho.
Desde julho, o movimento de mercadorias nos portos da Região permanece em terreno negativo, embora a diminuição verificada em agosto de 2025 (-1,1%) seja ligeiramente inferior à de julho (-1,4%). Já o tráfego de passageiros nos aeroportos regionais acelerou, aumentando 16,1% em agosto de 2025, acima dos 14,6% registados no mês precedente.
Por fim, os levantamentos e compras através de TPA efetuados com cartões internacionais cresceram 8,1% em agosto, evidenciando, contudo, um abrandamento face às subidas nos meses anteriores (+13,1% em junho e +10,6% em julho).
Mercado de Trabalho
O número de desempregados inscritos diminuiu 11,4% em agosto de 2025, ainda que a um ritmo inferior aos registados em julho (-14,8%) e junho (-16,3%).
Os pedidos de emprego registaram também uma redução (-10,6%), após a diminuição de 14,3% observada no mês precedente. Mantém-se assim a tendência de recuo, embora com menor intensidade.
Em agosto de 2025, as ofertas de emprego mantiveram a trajetória de crescimento, aumentando 11,1%, valor ligeiramente abaixo dos 11,8% registados em julho, mas ainda assim muito acima da evolução observada em junho (+3,2%).
Preços
No mês de agosto de 2025, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) fixou-se em 3,3%, ligeiramente acima dos 3,2% registados no mês anterior. A taxa de inflação nos bens aumentou para 2,6%, após os 2,2% observados em julho, enquanto nos serviços a inflação desacelerou para 3,8%, depois dos 4,3% registados no mês precedente.
Por fim, o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, diminuiu para 2,5%, face aos 2,8% registados em julho.
Para mais informação aceda a: