DREM realizou III Colóquio de Estatística Regional
A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) realizou no passado dia 17 de maio, o III Colóquio de Estatística Regional que teve como pano de fundo os Censos 2021 e também a arquitetura do Sistema Estatístico Nacional. O evento teve lugar no Auditório do Museu da Casa da Luz e contou com a presença de cerca de uma centena de participantes.
A cerimónia de abertura contou com intervenções do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Manuel Rodrigues e do Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia.
O orador principal foi o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Lima, que abordou ambos os temas em equação no Colóquio.
A DREM fez três apresentações, duas delas pelo Diretor Regional, Paulo Baptista, que versaram sobre a importância da Estatística como pilar da democracia e sobre a situação demográfica da Região. Rita Freitas, chefe de divisão da DREM, debruçou-se sobre as estruturas familiares à luz dos Censos 2021.
A fechar o Colóquio falou o diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores, Ivo Sousa, que apresentou os principais resultados dos Censos 2021 para a Região Autónoma vizinha.
Entre cada apresentação foi projetado um vídeo alusivo a um tema dos Censos 2021.
As várias intervenções foram gravadas e serão disponibilizadas em breve nas redes sociais da DREM.