Em maio de 2025

Temperaturas foram mais elevadas no Funchal/Observatório e no Lugar de Baixo

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje uma síntese dos principais dados meteorológicos do mês de maio de 2025, atualizando em simultâneo o respetivo Dashboard. Esta informação¹ é cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA I.P), na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Temperatura do ar 

Em maio de 2025, a temperatura média mais elevada foi registada nas estações do Funchal/Observatório e do Lugar de Baixo (19,7 °C), enquanto a mais baixa se observou na estação do Pico do Areeiro (9,1 °C).

Comparando com os valores normais climatológicos² para o mês de maio, as seis estações com dados disponíveis apresentaram anomalias positivas da temperatura média do ar. O maior desvio foi observado no Funchal/Observatório, com +1,8 °C face ao valor normal.

Relativamente aos extremos do mês, a temperatura máxima absoluta foi de 24,7 °C, valor registado no Funchal/Observatório, Lugar de Baixo, São Vicente e Porto Moniz, em diferentes dias. A temperatura mínima absoluta verificou-se no Pico do Areeiro, com 0,6 °C no dia 1.

Precipitação

Em maio de 2025, o valor mais elevado de precipitação total foi registado na estação do Chão do Areeiro (258,4 mm), enquanto o maior valor diário ocorreu no Lugar de Baixo, no dia 10, com 81,9 mm. Por sua vez, a estação da Selvagem Grande registou o valor mensal mais baixo (2,3 mm).

Face à normal climatológica de maio (período 1961-1990), todas as estações registaram totais mensais superiores, destacando-se o Chão do Areeiro, com uma anomalia positiva de 141,8 mm.

No que respeita aos dias com precipitação (chuva, dias chuvosos e muito chuvosos), a estação de Santana apresentou o maior número de dias com chuva (18 dias com precipitação igual ou superior a 0,1 mm) e o maior número de dias chuvosos (12 dias com precipitação igual ou superior a 1,0 mm). O maior número de dias muito chuvosos (≥ 10 mm) foi registado no Pico do Areeiro e no Chão do Areeiro, ambas com 7 dias.

Humidade relativa do ar

Em maio de 2025, os valores médios mensais da humidade relativa do ar oscilaram entre 68% na estação do Funchal/Observatório e 87% no Monte. O valor mínimo diário (2%) foi registado na estação do Pico do Areeiro no dia 28, enquanto o valor máximo (100%) foi observado em 10 estações, em diferentes dias ao longo do mês.

Vento 

Em maio de 2025, entre as estações equipadas com anemómetro, a maior intensidade média do vento foi registada no Caniçal (18,7 km/h), enquanto o valor mais baixo ocorreu no Monte (3,9 km/h). A rajada mais forte do mês foi igualmente registada no Caniçal, no dia 1, com 101 km/h.

Insolação

Em maio de 2025, a insolação (número de horas de Sol descoberto) foi de 251,6 horas na estação de Santa Catarina/Aeroporto³, 240,8 horas no Porto Santo/Aeroporto (acima do valor normal de 223,3 horas) e 210,9 horas no Funchal/Observatório (superior ao normal de 182,9 horas).

Água do mar

Em maio de 2025, a temperatura média da água do mar no Molhe da Pontinha (Funchal) foi de 19,5 °C, registando-se uma anomalia positiva de +0,9 °C face ao valor normal para o mês. A temperatura mais elevada ocorreu no dia 27 (20,9 °C) e a mais baixa no dia 2 (18,4 °C).

Notas

¹ - Os dados diários e valores acumulados no mês, referem-se a observações das 09h às 09h.

² - Utilizadas as normais 1971 - 2000 para as estações Porto Santo/Aeroporto e Funchal/Observatório. Para as restantes estações são utilizadas as normais 1961 - 1990.

³ - Não existem valores da normal relativos à insolação para a estação Santa Catarina/Aeroporto.

 

Para mais informações aceda a: