Em setembro de 2016

Dormidas cresceram 5,4% em termos homólogos, com contributo importante do mercado nacional

As primeiras estimativas para o mês de setembro de 2016 apontam para um crescimento nos principais indicadores da hotelaria, com aumentos homólogos de 5,4% nas dormidas e de 15,5% quer nos proveitos totais quer nos proveitos de aposento. A nível nacional, pela mesma ordem, os incrementos observados nestas variáveis foram de 6,5%, 16,5% e 16,2%.

Nos mercados tradicionais, assinala-se o crescimento das dormidas de turistas alemães e britânicos (variações de +7,0% e +3,1% face a setembro de 2015, respetivamente), enquanto o mercado francês registou uma redução de 5,3%. O mercado nacional salientou-se face aos restantes mercados tradicionais, ao crescer 14,2% em termos homólogos, contribuindo assim de forma relevante para o acréscimo global verificado no mês de setembro.

Analisando os primeiros nove meses de 2016, conclui-se que as dormidas cresceram 8,9% na R. A. Madeira, enquanto os proveitos totais registaram um incremento de 15,9% e os de aposento de 17,6%, comparativamente ao período homólogo.

A taxa líquida de ocupação-cama (TLOC) no mês em referência fixou-se em 78,5%, 3,5 pontos percentuais acima do observado em setembro de 2015, mantendo-se como a mais elevada entre as regiões NUTSII portuguesas.

Há a salientar ainda o acréscimo homólogo do rendimento médio por quarto (RevPAR) em 16,0%, para 56,67€.

Aumento do número de voltas realizadas nos campos de golfe da Região nos primeiros nove meses de 2016

O inquérito aos campos de golfe revela a realização de 42 167 voltas nos três campos de golfe da RAM nos primeiros nove meses de 2016 (+24,5% que no período homólogo), tendo esta atividade gerado cerca de 1,7 milhões de euros de receitas. 69,9% das voltas foram realizadas por não sócios, provenientes na sua maioria dos Países Nórdicos, Reino Unido e Alemanha. Os estabelecimentos hoteleiros e afins venderam 56,6% das voltas, os operadores turísticos 23,1% e os restantes 20,3% foram transacionados pelos próprios campos de golfe.

Número de passageiros em trânsito nos navios de cruzeiro que visitaram a RAM diminuiu

De acordo com os dados fornecidos pela Administração dos Portos da RAM, entre janeiro e setembro deste ano foram contabilizados 334 404 passageiros em trânsito em navios de cruzeiro nos portos da RAM, -4,8% que no mesmo período do ano precedente. O número de escalas também diminuiu em 1,6% (menos 3 navios que nos primeiros nove meses de 2015).