NOTA PRÉVIA: No que se refere à divulgação mensal do ano de referência de 2023, a DREM mantém o modelo do ano anterior, divulgando um agregado que compreende a hotelaria, o turismo no espaço rural e todo o alojamento local, independentemente do número de camas. Por sua vez, o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sua divulgação, exclui o alojamento local com menos de 10 camas, pelo que nesta notícia, no Em Foco e nos quadros publicados pela DREM, é mencionado um total geral superior ao do INE, no que respeita a hóspedes e dormidas. Para as variáveis taxas de ocupação, quartos, proveitos e custos com o pessoal, os valores são coincidentes com os do INE pelo facto do seu apuramento excluir o alojamento local abaixo das 10 camas.]

Em junho de 2023

Proveitos totais e de aposento no alojamento turístico na RAM registaram um crescimento superior a 10%

As estimativas, referentes a junho de 2023, revelam que 91,5% dos estabelecimentos do alojamento turístico da RAM registaram movimento de hóspedes neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que a hotelaria é aquele que apresenta maior percentagem de estabelecimentos com movimento de hóspedes (92,6%), seguida do alojamento local, com 91,5%, e do turismo no espaço rural, com 89,6%.

No mês de junho de 2023, o número de dormidas no alojamento turístico aproximou-se dos 962,2 mil, traduzindo um acréscimo de 2,8% em comparação com o mês homólogo (936,0 mil).

Excluindo o alojamento local com menos de 10 camas, as dormidas do alojamento turístico registaram uma quebra de 0,8% relativamente a junho de 2022, variação inversa à verificada a nível nacional (+3,7%). Os proveitos totais e os de aposento, em junho de 2023, apresentaram crescimentos homólogos de 11,1% e 14,5%, respetivamente, fixando-se, pela mesma ordem, nos 59,1 e 41,7 milhões de euros. No País, no mês em referência, as variações homólogas foram igualmente positivas, tanto nos proveitos totais (+14,0%), como nos de aposento (+15,5%).

De janeiro a junho de 2023, as dormidas no total do alojamento turístico na Região registaram um acréscimo de 22,4% face ao período homólogo, ultrapassando os 5,1 milhões, enquanto os proveitos totais e de aposento aumentaram 33,1% e 37,9%, respetivamente, rondando os 293,4 e os 207,3 milhões de euros.

É importante realçar que a hotelaria concentrou 74,7% das dormidas de junho de 2023 (718,6 mil), decrescendo 2,2% em termos homólogos, enquanto o alojamento local (23,0% do total) e o turismo no espaço rural (2,3% do total) cresceram 22,1% e 12,9%, pela mesma ordem. De janeiro a junho de 2023, a hotelaria registou um crescimento de 17,1% nas dormidas, fixando-se estas nos 3,8 milhões.

Analisando as dormidas nos principais mercados emissores internacionais, verificaram-se variações homólogas positivas, no mês de junho de 2023, exceto no mercado britânico, que apresentou uma quebra de 6,2%. O mercado francês sobressaiu, registando o crescimento mais elevado, de +18,7%, seguido do mercado alemão, com um aumento de 2,1%. As dormidas originadas pelo mercado nacional revelam um decréscimo face a junho de 2022 (-10,3%), quebrando a tendência positiva que se vinha a verificar desde março de 2021.

Comparando o período de referência com junho de 2019 (período pré-pandemia), a atividade no alojamento turístico apresentou um crescimento de 24,9% nas dormidas, com o mercado de residentes no estrangeiro a registar um acréscimo de 19,9%. Considerando os principais mercados deste segmento, verificaram-se variações positivas no mercado alemão (+8,3%) e no britânico (+2,8%), contrariamente ao mercado francês, que apresentou um decréscimo de 7,0%. Por sua vez, o mercado nacional apresentou uma pronunciada variação positiva (+53,0%).

Em termos acumulados (de janeiro a junho de 2023), os principais mercados emissores apresentaram igualmente crescimentos homólogos nesta variável, sendo o mercado francês aquele que revelou o aumento mais expressivo, de 23,4%, seguido dos mercados da Alemanha, Portugal e Reino Unido, com acréscimos homólogos de 22,5%, 20,7% e 9,6%, respetivamente.

No mês de junho de 2023, o valor da estada média no conjunto do alojamento turístico registou uma descida relativamente ao mesmo mês do ano anterior (4,80 noites), fixando-se nas 4,49 noites.

A taxa de ocupação-cama do alojamento turístico, no mês em referência, foi de 69,1%, 1,5 pontos percentuais (p.p.) abaixo do observado no mês homólogo (70,6%). Por sua vez, a taxa de ocupação-quarto atingiu os 80,0% (81,4% em junho de 2022).

No mês de junho de 2023, o RevPAR (proveitos de aposento por quarto disponível) rondou os 79,48 euros no conjunto do alojamento turístico (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas), +13,7% que no mesmo mês do ano precedente. Comparando com o valor de junho de 2019 (49,08 euros), verificou-se também um aumento, de +62,0%. Se se restringir a análise à hotelaria, aquele indicador evidenciou um crescimento homólogo de 14,5%, tendo o seu valor se situado nos 85,71 euros (+61,2% que em junho de 2019). De janeiro a junho de 2023, verificou-se um RevPAR de 67,15 euros no conjunto do alojamento turístico (+31,6% em relação ao período homólogo) e de 71,74 euros no sector da hotelaria (+32,3%).

Por sua vez, o proveito por quarto utilizado (ADR) no alojamento turístico passou de 85,84€, em junho de 2022, para 99,35€, em junho de 2023 (+15,7% de variação homóloga). No primeiro semestre de 2023, o ADR cresceu 16,4%, fixando-se nos 91,03 euros.

Número de voltas realizadas nos campos de golfe da Região no 1.º semestre de 2023 com crescimento homólogo de 5,1%

O Inquérito aos Campos de Golfe revela a realização de 39 884 voltas nos três campos de golfe da RAM, no 1.º semestre de 2023 (+5,1% que no período homólogo e +6,9% que no 1.º semestre de 2019), tendo esta atividade gerado cerca de 2,1 milhões de euros de receitas. 76,8% das voltas foram realizadas por não sócios, provenientes na sua maioria dos Países Nórdicos, Reino Unido e Alemanha. Os estabelecimentos hoteleiros e afins venderam 53,3% daquelas voltas, os campos de golfe 31,6% e os restantes 15,1% foram transacionados pelos operadores turísticos.

Cerca de 328,2 mil passageiros em trânsito nos navios de cruzeiro visitaram a RAM no 1.º semestre de 2023

De acordo com os dados fornecidos pela Administração dos Portos da RAM, no 1.º semestre deste ano, foram contabilizados 328 246 passageiros em trânsito nos 155 navios de cruzeiro que atracaram nos portos da RAM, ou seja, +104,3% que no período homólogo e +4,5% que no 1.º semestre de 2019. Neste mesmo semestre, o número de escalas aumentou 2,6% face ao mesmo período de 2019, embora tenha caído face ao período homólogo (menos 20 navios que no 1.º semestre de 2022). 

Alojamento Turistico PT

Para mais informação aceda a: