DREM assinala o Dia Europeu de Estatística com o lançamento do “Atlas Estatístico da Região Autónoma da Madeira”

Hoje, dia 20 de outubro, celebra-se o Dia Europeu da Estatística. Para assinalar a ocasião, a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) lança um novo produto – o “Atlas Estatístico da Região Autónoma da Madeira”. Esta publicação tem como objetivo, com recurso a cartogramas e gráficos visualmente apelativos, facilitar a apreensão por parte dos utilizadores dos indicadores mais relevantes de cada área temática, que estão integrados nas diversas publicações disponibilizadas pela DREM para cada domínio estatístico.

O Atlas constitui assim um novo instrumento de promoção da literacia estatística, permitindo aos utilizadores retirar novas conclusões sobre a realidade socioeconómica da Região, quer olhando para as particularidades por município, sempre que a informação a este nível está disponível, ou para o posicionamento da Região Autónoma da Madeira (RAM) face às restantes regiões do país.

A primeira edição do Atlas é dedicada à Demografia e Mortalidade, sendo que, no futuro, pretende-se estender este tipo de análise a outras áreas. A informação da Demografia é referente ao ano de 2018 e abarca indicadores de evolução da população residente, de natalidade, fecundidade, nupcialidade e divorcialidade, entre outros. O capítulo da mortalidade, cujos dados são para 2017, incide fundamentalmente sobre as diversas causas de morte.

A DREM está já a trabalhar no próximo capítulo do Atlas, que será dedicado à Educação, o qual deverá ser lançado no início do próximo ano.

Para mais informação aceda a: