tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

DREM disponibiliza a atualização da versão online da Carta de Equipamentos e Serviços de Apoio à População georreferenciados da Região Autónoma da Madeira, com os dados referentes ao ano de 2018

A Carta de Equipamentos e Serviços de Apoio à população (CESAP), agora divulgada, resulta da atualização dos equipamentos e serviços em funcionamento durante o ano de 2018, realizada junto das entidades responsáveis, que identificam e caracterizam a rede de instalações de apoio à população disponíveis nos 11 municípios da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os dados recolhidos foram compilados numa base de dados geográfica com aproximadamente 2 000 registos e apresentam-se detalhados em 15 áreas temáticas: acolhimento empresarial, administração pública, ambiente, comércio, cultura e lazer, desporto, educação, energia, justiça, saúde, segurança pública, segurança social e trabalho, transportes e comunicações, turismo e outros equipamentos.

O projeto CESAP teve início em 2002, na sequência do Inventário Municipal realizado através de um inquérito exaustivo dirigido às juntas de freguesia da RAM, com o objetivo de fazer o levantamento da rede de equipamentos coletivos (públicos e privados) e serviços de apoio à população. Permitiu, na altura, caracterizar as freguesias ao nível destas infraestruturas e da dinâmica das deslocações dos residentes na procura de equipamentos e serviços quando estes não existiam na freguesia onde residiam, o que possibilitou a delimitação de áreas de influência. Numa fase posterior, a DREM procedeu à georreferenciação de alguns desses equipamentos e serviços inventariados, por áreas temáticas consideradas de particular interesse para os diversos agentes sociais e económicos envolvidos nas atividades dos diferentes municípios.

A primeira publicação destes dados ocorreu em 2003, com uma edição em papel, que, para além de contemplar a caracterização destes equipamentos e serviços, associou  alguns indicadores estatísticos para cada município. Desde então, a atualização tem sido feita anualmente, uma vez que a DREM assumiu o compromisso de manter esta carta permanentemente atualizada, de modo a refletir as alterações verificadas nos mais variados domínios.

A informação sobre os equipamentos e serviços, com as respetivas coordenadas geográficas, constitui uma importante ferramenta de grande utilidade para uma melhor e mais eficaz compreensão da dinâmica territorial da Região. Reforça ainda, o conceito de divulgação de informação geográfica e de dados espaciais, contribuindo para a difusão de grandes quantidades de informação, de fácil compreensão, através de uma apresentação simples e apelativa. Todos estes dados poderão ser prontamente cedidos pela DREM, em formato shapefile ou Excel.

Outra novidade desta carta agora apresentada prende-se com o facto de também estar disponível no portal da DREM, desde o ano passado, em formato Web Map Service (WMS), permitindo ao utilizador, a partir de um navegador comum, ter acesso de forma dinâmica aos dados geográficos da DREM.

Ressalva ainda para o facto de a DREM, enquanto serviço público, reportar os dados geográficos e despectivos metadados de acordo com as recomendações da Diretiva INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe). Esta diretiva, em vigor desde 2007, foi criada com o intuito de conduzir à criação da infraestrutura europeia de informação geográfica e incide sobre informação geográfica da responsabilidade das instituições públicas dos Estados-Membros. O objetivo final consiste em facultar o acesso aos conjuntos e serviços de dados geográficos através do geoportal INSPIRE, onde estão disponíveis os serviços web do CESAP, bem como no portal de dados abertos do Sistema Nacional de Informação Geográfica, cuja coordenação é da responsabilidade da Direção Regional do Território.  

Como processo dinâmico e participado que se pretende que seja, a DREM está também disponível para receber sugestões de melhoria que os utilizadores julguem pertinentes e que possam dar o seu contributo para alimentar esta base de dados.

As imagens abaixo mostram, no primeiro caso, os resultados de uma consulta aos equipamentos presentes na ilha da Madeira, e no segundo caso, os equipamentos e serviços de apoio à população na área da saúde no centro do Porto Santo, para que o utilizador tenha uma perceção do nível do detalhe e do tipo de informação que poderá consultar na página de informação geográfica da DREM.

CESAP2018 1

CESAP2018 2

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top