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No ano letivo de 2019/2020

Taxa de retenção e desistência no ensino básico diminuiu e a taxa de transição/conclusão no ensino secundário aumentou

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga a “Série Retrospetiva da Educação da Região Autónoma da Madeira” atualizada com informação do ano letivo de 2019/2020, disponibilizada pelo Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM), enquanto unidade nuclear da Direção Regional de Administração Escolar (DRAE), da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Faz-se notar que esta série passa a divulgar para além da nova informação já difundida o ano passado relativa ao número de alunos residentes na RAM inscritos no ensino superior em Portugal, para o período 2015/2016-2018/2019, disponibilizada pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), novos indicadores relativos aos alunos e diplomados do ensino superior, pessoal docente, não docente e ainda outros indicadores relacionados com taxas de escolaridade relativas ao ensino básico, ensino secundário e ensino superior. 

No ano letivo de 2019/2020, 117 estabelecimentos ministravam educação pré-escolar na RAM (120 no ano letivo precedente), fixando-se o número de educadores de infância em 645 (766 em 2018/2019). O número de alunos inscritos registou um aumento de 134 crianças face ao ano letivo anterior (+2,4%), ascendendo a 5,8 mil. Pelo segundo ano consecutivo, desde 2010/2011, assiste-se novamente a um aumento do número de crianças inscritas no ensino pré-escolar. Recorde-se que no ano letivo 2017/2018 foi registado o valor mínimo de alunos inscritos (5,6 mil alunos), tendo o máximo acontecido no ano letivo 2006/2007 (8,1 mil alunos).

Em 2019/2020 estavam matriculados 25 mil alunos no ensino básico, representando uma quebra de 3,5% (-903 alunos) face ao ano letivo anterior. No 1.º ciclo a redução foi de 3,6%, no 2.º ciclo  de 7,8% e no 3.º ciclo de 0,8%. O total de alunos no ensino básico corresponde ao valor mais baixo observado desde o início da série, em 1999/2000, ano letivo no qual se contabilizou o mais elevado número de alunos inscritos, cerca de 38,2 mil. A diferença entre estes valores extremos da série corresponde a uma quebra de 13,2 mil alunos.

No ensino secundário existiam cerca de 11,0 mil alunos inscritos, menos 1,3% (-144 alunos) que no ano letivo anterior, voltando assim à tendência decrescente iniciada no ano letivo de 2015/2016, cuja exceção ocorreu no ano letivo 2018/2019. De notar que em 2005/2006 este indicador atingiu o valor mais elevado da série (11,9 mil alunos) e em 2000/2001 o valor mais baixo (8,2 mil).

Em termos globais (do ensino pré-escolar ao ensino secundário), no ano letivo 2019/2020, estavam matriculados na RAM 41,8 mil alunos, o que representa uma diminuição de 2,1% (-913 alunos) em relação ao ano letivo anterior. Os alunos inscritos no 1.º ciclo têm vindo a diminuir desde 2007/2008, os alunos do 2.º ciclo desde 2011/2012 e os alunos do 3.º ciclo desde 2013/2014. De sublinhar que o número total de alunos é o mais baixo desde o início da série. Dos 41,8 mil alunos, o ensino público absorve 79,6% das matrículas e o ensino privado 20,4%.

No que respeita ao pessoal docente afeto ao ensino pré-escolar, básico e secundário (incluindo ensino profissional), estiveram em funções 6,0 mil docentes, menos 14 (-0,2%) que no ano letivo 2018/2019. De referir que esta descida resultou unicamente da redução verificada no pessoal docente do pré-escolar (-121 pessoas), já que nos restantes níveis de ensino observaram subidas, que no total perfizeram 107 pessoas.

A taxa de retenção e desistência no ensino básico da RAM baixou para 2,1%, menos 1,8 pontos percentuais (p.p.) que em 2018/2019, correspondendo ao valor mais baixo da série.  A taxa de transição/conclusão no ensino secundário de acordo com a tendência observada desde 2013/2014 continuou a aumentar, fixando-se agora nos 89,5% (+4,5 p.p. que no ano letivo anterior).

 Ensino Basico RAM PT

 

Taxa de abandono precoce de educação e formação voltou a baixar em 2020

Segundo informação apurada no âmbito do Inquérito ao Emprego, na RAM, a taxa de abandono precoce de educação e formação (expressa em média móvel de 3 anos) voltou a baixar, de 13,7% em 2019, para 11,2% em 2020. Esta variável tem diminuído continuamente desde 2013, ano no qual atingia 28,0%, sendo que em sete anos decresceu 16,8 p.p..

Em 2020, a taxa de aprendizagem ao longo da vida fixou-se em 7,9%, menos 1,0 p.p. que em 2019, sendo mais expressiva nas mulheres (9,0%) do que nos homens (6,6%). Os efeitos da pandemia que marcaram 2020 e a limitação à mobilidade das pessoas poderão explicar esta redução.

Por sua vez, a taxa de escolaridade do nível de ensino superior da população residente na RAM com idade entre 30 e 34 anos (média móvel de 3 anos) fixou-se em 33,4% em 2020 (39,8% nas mulheres e 27,2% nos homens), constituindo o valor mais alto desde 2013 (1.º ano da série).

No que se refere à taxa de jovens com idade dos 15 aos 34 anos não empregados que não estão em educação ou formação, esta subiu de 13,1% em 2019 para 17,2% em 2020, após 6 anos de quebras sucessivas, iniciadas em 2014. O valor mais alto da série foi observado em 2013, cujo valor ascendeu a 25,0%.  

Em 2019/2020 havia perto de 4 800 madeirenses a estudar no Continente no ensino superior

No ano letivo em análise, nos 8 estabelecimentos que ministravam o ensino superior na RAM, contabilizaram-se 3,4 mil alunos (mais 116 alunos que no ano letivo anterior) e 396 docentes (mais 10 face ao ano letivo anterior). Do total de alunos inscritos, 86,0 % frequentavam o ensino público e 14,0% o ensino privado.

De acordo com os dados divulgados (fornecidos pela DGEEC), no ano letivo de 2019/2020, estavam inscritos 7,9 mil alunos na RAM a estudar em estabelecimentos do ensino superior em Portugal. Desde 2015/2016, este indicador tem mantido uma tendência crescente. Do total de alunos inscritos,  39,5% estudavam nos estabelecimentos de ensino da RAM, 29,6% na Área Metropolitana de Lisboa, 14,1% na região Norte, 12,4% na região Centro, 2,7% no Alentejo, 1,2% no Algarve e apenas 0,5% na Região Autónoma dos Açores.

Por tipo de curso/ciclo de estudo, em 2019/2020, é possível constatar que 61,1% dos alunos estavam inscritos em licenciatura 1.º ciclo, 16,7% em mestrado integrado, 13,1% em mestrado 2.º ciclo, 4,3% em curso técnico superior profissional e 2,8% em doutoramento e doutoramento 3.º ciclo. Do total destes alunos, 89,1% estavam inscritos no ensino público e 10,9% inscritos no ensino privado.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

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Literacia Estatística

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