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No ano letivo de 2016/2017

Taxa de retenção e desistência no ensino básico diminuiu para 5,6% enquanto a taxa de transição/conclusão no ensino secundário aumentou  para 83,5%

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga a “Série Retrospetiva da Educação da Região Autónoma da Madeira” atualizada com informação do ano letivo de 2016/2017, disponibilizada pelo Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM), enquanto unidade nuclear da Direção Regional de Inovação e Gestão (DRIG), da Secretaria Regional de Educação.

No ano letivo de 2016/2017, 129 estabelecimentos ministravam educação pré-escolar na RAM (151 no período precedente), fixando-se o número de educadores de infância em 737 (743 em 2015/2016) e o número de alunos matriculados em 5 897 (6 331 em 2015/2016).

Em 2016/2017, estavam matriculados 27 362 alunos no ensino básico e 10 854 alunos no ensino secundário da RAM. Em qualquer destes níveis de ensino, observaram-se quebras de alunos matriculados face ao ano letivo anterior, -3,4% no ensino básico (-3,1% no 1.º ciclo; -3,4% no 2.º ciclo; -3,8% no 3.º ciclo) e -0,9 % no ensino secundário.

Os alunos do ensino básico-1.º ciclo estão em quebra sucessiva desde 2007/2008 e os da educação pré-escolar evidenciam a mesma tendência desde o ano 2010/2011. Por sua vez, o número de alunos do 2.º ciclo iniciou uma trajetória descendente em 2011/2012 e os de 3.º ciclo desde 2013/2014. Os do secundário diminuíram pelo segundo ano letivo consecutivo.

No conjunto destes níveis de ensino (do pré-escolar até ao secundário), o público absorve 80,1% do total de alunos e o privado19,9%.

A taxa de retenção e desistência no ensino básico da RAM situou-se nos 5,6%, menos 1,6 pontos percentuais (p.p.) que em 2015/2016.

educacao 2017PT 

A taxa de transição/conclusão no ensino secundário em 2016/2017 aumentou para 83,5%, 0,5 p.p. acima do ano letivo precedente.

Ao nível do pessoal docente, 5 292 docentes exerciam funções nos ensinos básico e secundário da RAM, significando uma diminuição de 1,9% relativamente a 2015/2016 (5 393 docentes).

No que diz respeito ao ensino superior, em 2016/2017, estavam inscritos um total de 3 250 alunos na RAM (-0,5% do que no ano letivo anterior), dos quais 86,3% no ensino superior público (2 806). O número de estabelecimentos deste nível de ensino manteve-se nas 5 unidades (3 públicos e 2 privados), tendo o número de docentes ascendido a 340 (308 em 2015/2016), significando um aumento de 10,4% (+32 docentes), se comparado com o ano letivo anterior.

 

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

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Literacia Estatística

formation3

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