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No ano letivo de 2017/2018 

Taxa de retenção e desistência no ensino básico e taxa de transição/conclusão no ensino secundário aumentaram

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga a “Série Retrospetiva da Educação da Região Autónoma da Madeira” atualizada com informação do ano letivo de 2017/2018, disponibilizada pelo Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM), enquanto unidade nuclear da Direção Regional de Inovação e Gestão (DRIG), da Secretaria Regional de Educação.

No ano letivo de 2017/2018, 125 estabelecimentos ministravam educação pré-escolar na RAM (129 no período precedente), fixando-se o número de educadores de infância em 750 (737 em 2016/2017). O número de alunos registou o seu mínimo em 2017/2018, ou seja, 5,6 mil crianças inscritas (-5,4% face ao ano letivo anterior). Note-se que este valor já foi de 8,0 mil crianças, em 2005/2006.

Em 2017/2018 estavam matriculados 26,8 mil alunos no ensino básico, representando uma quebra de 2,0% face ao ano letivo anterior (-1,6% no 1.º ciclo; -1,8% no 2.º ciclo; -2,6% no 3.º ciclo). Aquele total corresponde ao valor mais baixo observado nos últimos 19 anos, sendo que 1999/2000 (1º ano da série) foi, ao invés, o ano letivo que contabilizou o mais elevado número de alunos inscritos, cerca de 38,2 mil. De salientar que estes valores extremos da série correspondem a uma quebra de 11,4 mil alunos. No ensino secundário existiam 10,8 mil alunos inscritos (-0,7% que no ano letivo 2016/2017), valor que em 2005/2006 atingiu o seu máximo, 11,9 mil alunos.

Em termos globais (do ensino pré-escolar ao ensino secundário), no ano letivo 2017/2018, estavam matriculados na RAM 43,2 mil alunos, o que representa uma diminuição de 942 alunos em relação ao ano letivo anterior, refletida em todos os graus de ensino. O número de alunos matriculados no ensino pré-escolar tem apresentado reduções sucessivas desde 2010/2011, os alunos no ensino básico do 1.º ciclo desde 2007/2008, os alunos no 2.º ciclo desde 2011/2012, os alunos  no 3.º ciclo desde 2013/2014 e os alunos no ensino secundário desde 2015/2016. Do total destes alunos, o ensino público absorve 80,3% das matrículas e o ensino privado 19,7%.

No que respeita ao pessoal docente afeto ao ensino pré-escolar, básico e secundário, estiverem em funções 6,2 mil docentes (6,3 mil no ano precedente).

A taxa de retenção e desistência no ensino básico da RAM situou-se nos 5,8%, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) que em 2016/2017.

 Educacao Infografia

A taxa de transição/conclusão no ensino secundário em 2017/2018 apresentou um valor de 83,6%, mais 0,1 p.p. que no ano letivo anterior.

No que diz respeito ao ensino superior, em 2017/2018, estavam inscritos um total de 3,2 mil alunos na RAM (-1,3% do que no ano letivo anterior), dos quais 84,2% no ensino superior público (2,7 mil). O número de estabelecimentos deste nível de ensino é de 8 unidades (6 públicos e 2 privados), tendo o número de docentes ascendido a 349 (340 em 2016/2017).


Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

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Literacia Estatística

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