tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

O Código de Conduta para as Estatísticas Europeias (CCEE) foi adotado pelo Comité do Programa Estatístico da União Europeia em fevereiro de 2005, na sequência de uma recomendação da Comissão Europeia a todos os Estados Membros.

Trata-se de um instrumento autorregulador, que tem por objetivo fundamental melhorar a confiança nas autoridades estatísticas dos Estados Membros, dos Estados Candidatos, dos Membros da EFTA e do EUROSTAT, reforçando a sua independência, integridade e responsabilidade, robustecendo a qualidade das estatísticas europeias.

O Código de Conduta baseia-se em quinze princípios, que abrangem três áreas principais: o Enquadramento Institucional, os Processos Estatísticos e os Resultados Estatísticos.

Em 2011, houve uma revisão deste Código no sentido de reforçar os aspetos relacionados com a gestão da qualidade, fortalecer a independência profissional e melhor referenciar os aspetos associados à apropriação de dados administrativos para efeitos estatísticos.

A monitorização da implementação do Código de Conduta na União Europeia é feita através da realização de Peer Reviews, que constituem verificações externas dos indicadores de desempenho associados a cada princípio do Código, visando a transparência e a responsabilização de todas as pessoas envolvidas. O relatório destas avaliações contém recomendações importantes a implementar no funcionamento do Sistema Estatístico Nacional.

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3

Inq familias

IPC

Inq satisfacao

igdrem web

webinq

alea1

EAPR2017

Go to top