A informação estatística é um bem essencial nas sociedades atuais, constituindo um instrumento indispensável para apoio à definição de políticas e tomada de decisões por parte de entidades públicas e privadas e para a realização de análises e estudos de investigação.

A Direção Regional de Estatística da Madeira é a autoridade estatística regional de produção e difusão de estatísticas oficiais e tem por Missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade que responda com independência e eficácia às necessidades de informação da Sociedade, em permanente mudança e cada vez mais exigente no que se refere à relevância, qualidade e oportunidade dessa mesma informação.

A difusão constitui uma fase fundamental da atividade estatística sendo, em última instância, aquela que concretiza e dá visibilidade ao cumprimento cabal da Missão das autoridades estatísticas.

A Política da Difusão da DREM estabelece os princípios fundamentais de difusão de estatísticas oficiais, produzida direta ou indiretamente sob a sua responsabilidade, tendo como referência os princípios fundamentais do Sistema Estatístico Nacional aplicáveis - independência técnica, segredo estatístico, imparcialidade e acessibilidade - e os Princípios do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias.

Os resultados da atividade estatística são disponibilizados em vários produtos - de acordo com o Plano de Difusão da DREM, anunciado online - nomeadamente o "Em FOCO", que constitui uma análise estatística dos resultados divulgados, as "Notícias", os "Quadros", as "Publicações" e as "Séries Retrospetivas".

Atualmente, a DREM utiliza o seu Portal como canal preferencial na disponibilização da informação estatística oficial, de forma gratuita.