tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

A informação estatística é hoje, mais do que nunca, uma forma de conhecimento da realidade económica e social de um País/Região num dado momento, imprescindível à definição de políticas e tomada de decisões por parte dos diferentes agentes económicos e do cidadão.

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), como autoridade estatística, reconhecida a nível regional, nacional e internacional, leva a cabo a sua Missão de produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, que responda com independência e eficácia às necessidades de informação da Sociedade, em permanente mudança e cada vez mais exigente no que se refere à relevância, qualidade e oportunidade dessa mesma informação.

As estatísticas oficiais são produzidas com independência técnica, respeitando as normas, orientações e as boas práticas de qualidade estatística, nacionais e internacionais, emanadas do Conselho Superior de Estatística (CSE), enquanto órgão que orienta e coordena o Sistema Estatístico Nacional (SEN), do Sistema Estatístico Europeu (SEE) e em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias. 

Os dados estatísticos individuais recolhidos junto dos cidadãos, empresas e serviços da administração pública nacional, regional e local, no âmbito das operações estatísticas do SEN, são de natureza confidencial e usados, exclusivamente, para a produção das estatísticas oficiais, sendo os resultados disponibilizados, objetiva, imparcialmente e em simultâneo, a toda a sociedade, de acordo com a lei do SEN (Lei nº22/2008 de 13 de maio).

A cooperação estatística é ainda uma das atribuições da DREM, sendo de salientar a sua ligação institucional com o Instituto Nacional de Estatística (INE), Banco de Portugal (BdP) e com outras entidades nacionais e internacionais, que desenvolvem também a sua atividade na área da estatística oficial, visando fomentar a partilha das boas práticas e o intercâmbio de conhecimentos. No âmbito da cooperação com entidades estrangeiras é de realçar a participação desde 2003 em projetos de grande relevância para a Região, conjuntamente com os Açores e Canárias, no âmbito da Iniciativa Comunitária INTERREG III - B e do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias.

Na prossecução da sua Missão, a DREM tem como preocupação constante assegurar a formação técnica e a melhoria de competências dos seus trabalhadores.

 

Paulo Baptista Vieira   

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3

RA2019 n

pubdigitalizadas

Inq familias

IPC

Inq satisfacao

igdrem web

webinq

alea1

sicae

EAPR2018

Go to top