tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Na breve resenha da história da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) são abordados alguns dos factos mais importantes da história da nossa organização:

1966 - A legislação nacional (Decretos-Lei n.º 46925 e 46926, ambos de 29 de março de 1966) permite a criação de delegações do Instituto Nacional de Estatística (INE) nos Açores e na Madeira. O INE havia sido criado há mais de 30 anos sob a Lei nº 1911 de 25 de março de 1935. A instalação de delegações nas “ilhas adjacentes” dos Açores e da Madeira - como eram conhecidas na época - era apenas uma das medidas de uma profunda reforma do Sistema Estatístico Nacional que se realizou em 1966.

1967 - O primeiro chefe da delegação - transferido da sede do INE de Lisboa para a Madeira - cria um escritório e contrata 4 pessoas para trabalhar na delegação. A necessidade de estar mais próximo dos fornecedores de informação (para aumentar a qualidade) e o desenvolvimento de operações estatísticas com o objetivo de obter dados regionais foram as principais prioridades.

1980 - Sendo uma Região Autónoma desde 1976, a Madeira tem, desde esse ano, um Governo Regional, que em 1980 tomou a decisão - com o acordo do governo central - de integrar a Delegação do Funchal do INE na sua estrutura organizacional. Desde então, a nossa organização tem um duplo estatuto: funciona como uma delegação do Instituto Nacional de Estatística em relação a estatísticas nacionais e como autoridade estatística no que concerne às estatísticas regionais. A organização recebeu o nome de “Serviço Regional de Estatística da Madeira” (SREM). Áreas como estatísticas agrícolas e Contas Regionais foram amplamente desenvolvidas durante os primeiros anos do SREM. Durante a primeira metade dos anos 80, alguns dos técnicos do SREM viajaram para os institutos nacionais de estatística da França e da Espanha e receberam formação em vários domínios estatísticos;

1993 - O nome muda para a sua forma atual: “Direção Regional de Estatística da Madeira”.

2002 – A DREM lança a sua primeira página de internet e cria o seu primeiro logótipo.

2003 – A DREM inicia um processo de cooperação internacional com as suas congéneres dos Açores (SREA) e das Ilhas Canárias (ISTAC). Até ao momento, sete projetos já foram concluídos e outro está em curso. Os domínios estatísticos abrangidos por esses projetos foram Contas Regionais, Tecnologia da Informação, Indicadores de Tendências de Curto Prazo, Tratamento de Séries Temporais e Turismo.

2007 – A DREM lança uma página de internet redesenhada, com novas funcionalidades.

2008 - De acordo com a Lei nº 22/2008, o DREM mantém o seu duplo estatuto, mas é reconhecida como uma autoridade estatística.

2014 – A DREM desenvolve um portal de internet totalmente novo, com tradução da maior parte dos conteúdos para o inglês, e com ligação às redes sociais. É também lançado um novo logotipo.

Para mais informação,

Clique no ícone:

pdf

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3

RA2019 n

pubdigitalizadas

Inq familias

IPC

Inq satisfacao

igdrem web

webinq

alea1

sicae

EAPR2018

Go to top