tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em março de 2024

Choveu mais em quase todas as estações, após 4 meses consecutivos com precipitação inferior à normal climatológica 1961-1990

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje uma síntese dos principais dados meteorológicos do mês de março de 2024, atualizando em simultâneo o respetivo Dashboard. Esta informação1 é cedida pela Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P. (IPMA I.P), na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Temperatura do ar 

No mês de março de 2024, a temperatura média mais elevada (18,9 °C) foi registada na estação Funchal/Lido e a temperatura média mais baixa foi registada no Pico do Areeiro (6,1 °C).

Comparativamente às normais climatológicas2 de março, todas as estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação (7 estações) apresentaram valores superiores, destacando-se o Santo da Serra com +2,5 °C de desvio face à normal desta estação.

No que respeita às temperaturas máxima e mínima absolutas registadas no mês de março, os extremos foram registados nas estações Funchal/Lido (24,8 °C no dia 24) e do Pico do Areeiro (-1,9 °C no dia 8).

Precipitação

Em março de 2024, o valor mais elevado de precipitação total foi registado na estação meteorológica do Chão do Areeiro (334,7 mm), tendo sido no dia 13, que se observou o maior valor diário nesta estação (70,4 mm). Contrariamente, o valor mensal mais baixo foi registado na Cancela (55,0 mm).

Em comparação com a normal climatológica 1961-1990 do mês de março, praticamente todas as estações apresentaram valores positivos em relação à normal, tendo apenas a estação do Santo da Serra apresentado uma ligeira anomalia negativa (7,3 mm).

Analisando os dias com precipitação (dias com chuva, chuvosos e muito chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva (dias com 0,1 mm de precipitação ou mais) foi registado nas estações do Santo da Serra e Santana (28 e 27 dias, respetivamente). O máximo de dias chuvosos (dias com 1,0 mm de precipitação ou mais) foi registado na estação do Pico do Areeiro (19 dias). A estação do Chão do Areeiro registou 12 dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais).

Humidade relativa do ar

Em março de 2024, os valores médios mensais da humidade relativa do ar variaram entre 63% no Funchal/Observatório, e 93% em São Jorge. O valor mínimo diário da humidade relativa do ar (4%) foi registado na estação do Pico do Areeiro no dia 17, e o valor máximo (100%) foi atingido em 8 estações, em diferentes dias do mês de março.

Vento 

Em março de 2024, entre as estações com anemómetro, foi na estação do Chão do Areeiro que se registou a maior intensidade média do vento (25,7 km/h), por outro lado, foi na estação do Monte/Quinta Jardins do Imperador que se registou a média mais baixa (5,9 km/h). A maior rajada do vento foi registada no dia 21 no Chão do Areeiro (117 km/h).

Insolação

A insolação (número de horas de Sol descoberto) no mês de março foi de 208,1 horas no Funchal/Observatório e 201,1 horas no Porto Santo, sendo que os valores normais, são de 172,2 horas e 171,0 horas, respetivamente.

Água do mar

Em março, a temperatura média da água do mar medida no Molhe da Pontinha (Funchal) foi 19,3 °C (+1,7 ºC que o valor da normal para este mês). A média mais alta foi registada no primeiro e no quinto dia do mês (20,0 °C) e a mais baixa (18,2 °C) no último dia de março.

Notas

1 - Os dados diários e valores acumulados no mês, referem-se a observações das 09h às 09h.

2 - Utilizadas as normais 1971 - 2000 para as estações Porto Santo/Aeroporto e Funchal/Observatório. Para as restantes estações são utilizadas as normais 1961 - 1990. 

Para mais informações aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top