tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em 2025

85,9% dos trabalhadores por conta própria da RAM tinham independência económica e 88,3% independência organizacional

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje dados do Inquérito ao Emprego, relativos a 2025,  sobre e a avaliação do impacto dos clientes (aqui entendidos como fregueses, compradores, utilizadores, pacientes, utentes, etc.) na atividade dos trabalhadores por conta própria da Região Autónoma da Madeira (RAM). Analisa-se a dependência económica e organizacional dos trabalhadores por conta própria, o impacto dos clientes na sua atividade e a possibilidade de estes definirem o horário de trabalho. Divulga-se ainda dados sobre a frequência de atividades de educação ou formação da população com idade entre os 16 e os 74 anos, bem como informação sobre a perceção do estado de saúde e a existência de limitações devidas a problemas de saúde da população empregada dos 16 aos 89 anos.

Em 2025, estima-se que na RAM residiam cerca de 15,0 mil trabalhadores por conta própria (TCP), constituindo 11,5% da população empregada. Face ao ano anterior, esta proporção aumentou 1,1 pontos percentuais (p.p.), sendo este o maior valor desde 2021.

Considerando o número de clientes que o trabalhador por conta própria tem, considera-se que há “Dependência económica” quando o trabalhador tem um só cliente ou, tendo dois ou mais clientes, um é dominante (representa individualmente 75% ou mais do rendimento da atividade – após dedução dos impostos – do trabalhador). Por outro lado, apesar de esperar-se um elevado nível de flexibilidade no que respeita à determinação do horário pelo trabalhador por conta própria, nem sempre isso se verifica, sendo que, muitas vezes, eram os clientes quem determinavam o horário de trabalho do trabalhador. Neste caso, na análise do impacto dos clientes na atividade do trabalhador por conta própria, relativamente à determinação do horário de trabalho diário, considera-se que existia dependência organizacional.

Em 2025, a percentagem de trabalhadores por conta própria com “Independência económica” era de 85,9%. Face a 2021 assistiu-se a um crescimento de 10,9 p.p. na proporção de trabalhadores nestas condições, enquanto comparativamente a 2024 verificou-se uma diminuição de 1,5 p.p.. Em 2025, 71,4% dos trabalhadores por conta própria tinham 10 ou mais clientes e nenhum dominante (62,5% em 2021), correspondendo a um aumento de 0,2 p.p. face à proporção de 2024. No caso da independência organizacional, que abrangia, em 2025, cerca de 88,3% dos trabalhadores por conta própria, o valor foi inferior em 6,2 p.p. ao estimado para 2021 (94,5%), mas superior ao registado em 2024 (86,2%).

Em 2025, 74,5% dos trabalhadores consideraram que determinam o seu horário de trabalho sem restrições, percentagem inferior à de 2021 que se situou em 75,3%, mas superior à de 2024 (70,0%).

empregados conta propria PT

Diminuição na frequência de educação formal e aumento na frequência de atividades de educação não formal

Na recolha de informação do Inquérito ao Emprego, é também incluído um conjunto de questões sobre a participação dos indivíduos, entre os 16 e os 74 anos de idade, em atividades de educação e formação, nos últimos 12 meses. Note-se que são consideradas as atividades de educação formal (aquela que confere um nível de escolaridade) ou de educação não formal (aquela que, apesar de institucionalizada e planeada, confere somente um certificado de frequência, mas não um nível de escolaridade, constituindo um acréscimo e/ou um complemento à educação formal no contexto do processo de aprendizagem ao longo da vida, por exemplo um curso de inglês num instituto de línguas).

Em 2025, segundo as estimativas de População Residente, calculadas especificamente para o Inquérito ao Emprego, estima-se que residiam na Região 203,6 mil pessoas com idade entre os 16 e os 74 anos. Destas, 31,3% indicaram ter frequentado nos últimos 12 meses atividades de educação e formação, percentagem superior à de 2024 em 1,5 p.p..

A frequência de educação formal diminuiu no período em análise, passando de 10,2% em 2024 para 9,8% em 2025. Contrariamente, a frequência de atividades de educação não formal teve um acréscimo de 2,0 p.p., passando de 22,9% em 2024 para 24,9% em 2025.

Autoapreciação do estado de saúde e limitações devido a problemas de saúde é positiva

O Inquérito ao Emprego integra um módulo de saúde, recolhido trimestralmente desde 2024, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde dos indivíduos e as desigualdades existentes nesta matéria, relacionando-as com o mercado de trabalho, bem como as necessidades de cuidados de saúde ao nível populacional. As questões são dirigidas a todos os indivíduos entre os 16 e os 89 anos, solicitando-se uma autoavaliação em relação à sua saúde do ponto de vista físico, social e emocional, indicação da existência de limitações devidas a problemas de saúde há pelo menos 6 meses (dificuldades diárias que o indivíduo sente na realização de determinada atividade) e a duração das mesmas. Note-se que a autoapreciação do estado de saúde mede a perceção do estado de saúde, não refletindo necessariamente o verdadeiro estado de saúde, mas indicando necessidades de saúde sentidas pela população.

Em 2025, 61,1% da população empregada entre os 16 e os 89 anos de idade fez uma autoapreciação do seu estado de saúde como “Muito Bom” (13,9%) ou “Bom” (47,2%), correspondendo a 18,2 mil e 61,8 mil pessoas, respetivamente. Na categoria “Razoável” classificou-se 34,6% da população empregada (45,3 mil indivíduos).

Relativamente à limitação na realização das atividades devido a problemas de saúde há pelo menos 6 meses, 12,7% da população empregada indicou estar “Limitada, mas não severamente” e 85,8% dos indivíduos indicaram estar “Nada limitados”.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top