tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

A DREM divulga o Retrato Territorial da R. A. Madeira, cuja primeira edição é dedicada ao tema do turismo

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) disponibiliza hoje, dia 20 de outubro de 2022, em que se assinala o Dia Europeu da Estatística – o Retrato Territorial da Região Autónoma da Madeira (RAM), cuja primeira edição é dedicada ao tema do turismo, mais concretamente ao alojamento turístico.

O Retrato Territorial do Turismo pretende contribuir para um conhecimento mais alargado da oferta e procura turística numa perspetiva de povoamento territorial. Recorrendo a informação estatística proveniente do Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e Outros Alojamentos (IPHH), do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) e da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), pretende-se captar dinâmicas estruturais que diferenciam o território regional ao nível do turismo no período 2017‑2021.

O Retrato Territorial do Turismo considera duas abordagens: a oferta e a procura turística. O estudo da oferta de alojamento turístico engloba uma caracterização da distribuição, diversidade, categorização e qualificação da oferta turística numa perspetiva territorial. A procura turística centra-se numa análise territorial da intensidade, sazonalidade e proveniência da procura turística.

Obviamente que, nos últimos dois anos do período em análise, o setor do turismo foi extremamente afetado pela pandemia por COVID-19, uma vez que a partir de março de 2020 assistiu-se a uma pronunciada redução da entrada de turistas na Região. Segundo os dados da DREM, entre março de 2020 e março 2021, o setor do alojamento turístico assistiu a quebras homólogas muito pronunciadas. A recuperação foi progressiva, sendo que só a partir de outubro de 2021 é que as dormidas superaram o valor pré‑pandemia. Face ao exposto, ao longo deste retrato é necessário ter em consideração que alguns decréscimos de oferta e procura turística observados em 2020 e 2021 são determinados por um contexto atípico.

Ao longo do retrato territorial são apresentados os principais resultados recorrendo a gráficos e cartogramas criados a partir da tecnologia SIG (Sistema de Informação Geográfica) e da ferramenta de mapeamento ArcGIS. A abordagem SIG permite visualizar, analisar e interpretar os resultados de forma mais apelativa levando a uma melhor compreensão de relações, padrões e tendências existentes no turismo no território regional.

Esta divulgação é acompanhada por um Storymap (publicação digital interativa), que permite uma análise espacial e visualização interativa, incorporando imagens, vídeos e textos descritivos.


Para mais informação aceda a:

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top