tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em janeiro 2022

Economia regional inverteu a tendência e acelerou

O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de janeiro de 2022, a atividade económica regional inverteu a trajetória de abrandamento do crescimento, acelerando face ao mês anterior.

Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em outubro de 2017, o objetivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.

IRAE PT

Síntese Económica de Conjuntura – A situação da economia da RAM em janeiro de 2022 a partir de 6 temas

A DREM dá continuidade à breve análise dos principais indicadores de curto prazo, iniciada na divulgação do mês anterior. De sublinhar que muitos dos indicadores de janeiro de 2022 mostram uma aceleração no crescimento, o que se deve ao forte condicionamento da atividade económica no período homólogo.

Atividade Económica

Conforme acima referido, o IRAE de janeiro de 2022 inverteu a trajetória de abrandamento do crescimento, iniciada em julho de 2021, superando os valores de novembro e dezembro e igualando-se a outubro de 2021.

A recuperação do setor do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 260,6% neste mês.

A emissão de energia elétrica - um indicador associado à evolução da atividade económica - registou um crescimento de 8,2%, em janeiro de 2022, abaixo do valor do mês anterior (8,5%), mas acima dos valores de novembro e outubro (ambos com 8,0%; 8,2% em setembro). Também com tendência de aumento está a introdução do consumo de gasóleo, que, em janeiro de 2022, cresceu 13,3%, contra os 11,7% registados em dezembro último.

Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, observa-se que em janeiro de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região, foram criadas 1,4 novas sociedades, traduzindo um abrandamento face aos 2 meses anteriores (3,5 em novembro e 2,2 em dezembro).

Consumo Privado

Um dos indicadores reveladores da evolução do consumo privado são as operações da rede SIBS com cartões emitidos por bancos nacionais. Observando os montantes dos levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático (TPA) com o recurso a este tipo de cartões, verifica-se um crescimento robusto de 10,8% em janeiro de 2022 (9,0% no mês anterior), invertendo tendência de desaceleração, que se verificava desde junho.

A introdução no consumo de gasolina mantém tendência crescente, ascendendo, a variação homóloga, a 17,0% (16,3% em dezembro último).

Por sua, vez, o saldo dos empréstimos para consumo e outros fins concedidos às famílias e às instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias aumentaram 1,3% em janeiro de 2022.

Investimento

Os indicadores disponíveis para o domínio do investimento estão todos em crescimento em janeiro de 2022, com destaque para as vendas de cimento (+39,7%). O sector da construção e da habitação mostra dinâmica também no que se refere aos edifícios licenciados (+14,3%) e ao saldo dos empréstimos para habitação (+2,0%). O dinamismo do mercado da habitação continua a ter reflexo nos preços, com a avaliação bancária a subir 9,4% em janeiro passado.

Procura Externa

Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efetua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (+35,2%) quer a importação de bens (+24,6%) apresentam a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+21,1%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior. Nos indicadores mais relacionados com as exportações de serviços, observa-se que o crescimento nos passageiros nos aeroportos (+233,9%) e dos passageiros em trânsito nos navios de cruzeiro, que, em janeiro de 2022, registaram movimento, contrariamente a janeiro de 2021.

Mercado de Trabalho

Os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, em janeiro de 2022, um crescimento das ofertas de emprego (+45,8%) e uma diminuição, tanto nos pedidos de emprego (-17,2%), como nos desempregados inscritos (-17,9%).

Preços

Em janeiro de 2022, a taxa de inflação homóloga manteve aceleração, atingindo os 3,0% (o valor mais elevado dos últimos 9 anos), sendo mais pronunciada nos bens (+3,7%) que nos serviços (+1,8%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, estes últimos com um crescimento nos preços na ordem dos 14,9%) fixou-se em 2,0%.

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top