tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em maio de 2022

Economia regional continuou a crescer, embora de forma menos pronunciada

O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de maio de 2022, a atividade económica regional manteve a trajetória positiva de crescimento, embora a um ritmo inferior ao registado no mês anterior.

 IRAE PT


Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em outubro de 2017, o objetivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.

Síntese Económica de Conjuntura A situação da economia da RAM em maio de 2022 a partir de 6 temas

A DREM dá continuidade à breve análise dos principais indicadores de curto prazo, iniciada na divulgação de dezembro de 2021. De sublinhar que muitos dos indicadores, referentes a maio de 2022, mostram uma desaceleração no crescimento, o que se deve, naturalmente, à progressiva normalização na atividade económica que se verificava no período homólogo.

Atividade Económica

Conforme acima referido, em maio de 2022, a atividade económica regional manteve a trajetória positiva de crescimento, embora de forma menos expressiva do que no mês anterior.

A recuperação do setor do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 520,0% nesse mês.

A emissão de energia elétrica – um indicador associado à evolução da atividade económica, ainda que em crescimento, +13,4%, registou uma desaceleração em relação ao mês anterior. Também em desaceleração está o consumo de gasóleo, que, em maio de 2022, cresceu 13,3%, contra os 18,9% registados em abril de 2022.

Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, observa-se que, em maio de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,8 novas sociedades, traduzindo uma ligeira quebra face aos mês anterior (2,1).

Consumo Privado

Um dos indicadores reveladores da evolução do consumo privado são as operações da rede SIBS com cartões emitidos por bancos nacionais. Observando os montantes dos levantamentos e compras, com cartões nacionais, através de terminais de pagamento automático (TPA), verifica-se que este indicador continuou a crescer, em maio de 2022 (+16,1%), mas a um nível inferior ao do mês precedente (+18,0%), indicando uma inversão da tendência de aceleração iniciada em janeiro de 2022.

A introdução no consumo de gasolina mantém a tendência crescente, ascendendo, a variação homóloga, a 25,5% (+29,0% em abril).

Por sua, vez, o saldo dos empréstimos para consumo e outros fins concedidos às famílias e às instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias aumentou 3,1% em maio de 2022.

Investimento

Os indicadores disponíveis para o domínio do investimento, de maio de 2022, estão em crescimento, com destaque para a avaliação bancária de habitação (+8,9%), vendas de cimento (+7,8%) e vendas de automóveis novos ligeiros mercadorias, (+6,8%).  Os edifícios licenciados cresceram 3,9% e os empréstimos para habitação, 1,9%.

Procura Externa

Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efetua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (+42,8%), quer a importação de bens (+33,4%) apresentam a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+16,0%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior. Nos restantes indicadores, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (+398,8%) está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (TPA), +193,9%, registados em maio de 2022 (+198,5% no mês anterior).

Mercado de Trabalho

Os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, em maio de 2022, um crescimento das ofertas de emprego (+100,2%) e uma diminuição, tanto nos pedidos de emprego como nos desempregados inscritos (-19,5% em ambos os casos).

Preços

Em maio de 2022, a taxa de inflação homóloga acelerou, atingindo os 7,6%, sendo mais pronunciada nos bens (+8,6%) que nos serviços (+6,1%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 6,1%.

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top