tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em novembro de 2024

Valor mediano de avaliação bancária de habitação na RAM cresceu para os 2 040 euros/m2

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em novembro de 2024, o valor mediano de avaliação bancária de habitação na RAM situou-se nos 2 040 euros/m2, registando um acréscimo de 1,5% em relação ao mês precedente (ou seja, mais 30 euros) e uma subida de 19,2% face ao mesmo mês do ano anterior (+328 euros).

Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária na RAM foi de 2 221 euros/m2, traduzindo uma variação de +3,8% comparativamente a outubro de 2024 e de +23,1% face ao mês homólogo. Nas moradias, este indicador situou-se nos 1 816 euros/m2, valor inferior em 1,9% ao observado no mês anterior e +13,5% acima do registado no mesmo mês do ano passado.

A nível municipal, é de referir que o valor mediano de avaliação bancária no Funchal, em novembro de 2024, se fixou nos 2 415 euros/m2, +0,8% em relação ao mês precedente e +21,7% em comparação com novembro de 2023.

Para além do Funchal, e no mês em referência, também ultrapassaram o número mínimo de observações registadas (33) os municípios de Câmara de Lobos e de Santa Cruz, cujos valores de avaliação bancária atingiram os 1 946 euros/m2 e os 1 875 euros/m2, respetivamente. Câmara de Lobos observou um acréscimo de 0,5% face ao mês anterior e de 24,4% em relação ao mês homólogo, enquanto Santa Cruz registou uma variação mensal de +1,1% e homóloga de +17,9%.

O valor mediano de avaliação bancária no País fixou-se nos 1 740 euros/m2, mais 19 euros que no mês anterior (+1,1%). A variação homóloga foi de +13,7% (+210 euros).

No contexto das 9 regiões NUTS II do país, os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa (2 559 euros/m2) e no Algarve (2 312 euros/m2), surgindo, na posição seguinte, a RAM (2 040 euros/m2). Face ao período homólogo, a RAM (+19,2%) registou a maior variação positiva, enquanto no Alentejo (+3,7%) verificou-se a menor. Comparativamente ao mês anterior, a RAA (+2,2%) liderou as subidas, surgindo, no polo oposto, o Algarve (-0,4%).

Número de avaliações bancárias aumentou face ao mês homólogo

Para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária, de novembro de 2024, foram consideradas 806 avaliações, +34,8% que no mesmo período do ano anterior. Destas, 454 foram de apartamentos e 352 de moradias. Em comparação com o mês anterior, realizaram-se mais 67 avaliações, o que corresponde a um acréscimo de 9,1%. A nível nacional, a variação homóloga do número de avaliações bancárias foi de +27,1%, enquanto a variação em cadeia se fixou em +6,5%. 

Avaliacao Bancaria PT

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top