tableaupublic            

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Para os anos de 2016 e 2017

DREM divulga Conta Satélite do Mar para a Região Autónoma da Madeira

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje, pela primeira vez, uma Conta Satélite do Mar para a Região Autónoma da Madeira (CSM-RAM), referente aos anos de 2016-2017.

A CSM-RAM tem como objetivo avaliar a dimensão e a importância da Economia do Mar no total da economia regional, podendo servir de instrumento de apoio à decisão de políticas públicas para o mar, fornecendo informação sobre Valor Acrescentado Bruto, Emprego e Remunerações (e também sobre o Excedente Bruto de Exploração e Rendimento Misto Bruto) das atividades caraterísticas, transversais e favorecidas pela proximidade do mar.

A CSM é um projeto pioneiro do Instituto Nacional de Estatística (INE), desenvolvido em parceria com a Direção-Geral da Política do Mar (DGPM), e cuja primeira edição foi divulgada no início de junho de 2016, respeitando aos anos de 2010-2013, mas apenas com resultados para o país. Nesta segunda edição, e na sequência do envolvimento dos serviços regionais de estatística dos Açores e da Madeira, foi possível regionalizar a CSM por NUTS I (Continente, RA Açores e RA Madeira). Assim, as regiões autónomas portuguesas são as primeiras na Europa (e possivelmente a nível mundial) a dispor de uma Conta Satélite do Mar, e Portugal o único país europeu a dispor deste instrumento.

Economia do mar pesa mais de 10% na economia da Região

A economia do mar representou 10,3% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) regional, 9,4% do emprego e 10,8% das remunerações no biénio 2016-2017. Entre 2016 e 2017, o VAB “Mar” cresceu 18,2%, enquanto o VAB regional aumentou apenas 6,7%. O peso do VAB “Mar” regional no nacional foi em 2017 de 6,8%, superior em comparação com o VAB total, no qual esse peso foi de 2,5%. Em termos absolutos, o VAB “Mar” da RAM atingiu em 2017, os 453,1 milhões de euros.

Por sua vez, entre 2016 e 2017, o emprego “Mar” aumentou 12,8%, enquanto no conjunto da economia esse crescimento foi de 4,2%. Em 2017, o peso do emprego “Mar” regional no nacional ascendeu a 5,9%, enquanto em termos do emprego total essa proporção foi somente de 2,5%. O total de emprego em equivalente a tempo completo (ETC) - definido como o resultante do total de horas trabalhadas dividido pela média anual de horas trabalhadas em postos de trabalho a tempo completo no território económico - foi de 11 135 em 2017.

No que respeita às remunerações “Mar”, estas subiram 14,8% entre 2016 e 2017, substancialmente acima do conjunto da economia, na qual essa variação não superou os 5,0%. Em 2017, o peso das remunerações “Mar” regionais nas nacionais foi de 5,7%, uma proporção acima da constatada para o total de remunerações, que não ultrapassou os 2,3%. Em termos absolutos, o valor das Remunerações “Mar”, em 2017, ascendia aos 222,1 milhões de euros. 

Note-se que a importância da economia do mar está muito relacionada com a relevância da atividade turística na RAM, uma parte substancial da qual é também incluída na CSM.

Conta satelite mar pt nova


Para mais informação aceda a:

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top