tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Em 2019

Número de estabelecimentos das empresas não financeiras, pessoal ao serviço e volume de negócios cresceram face a 2018

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), depois de ter divulgado informação de caráter definitivo de 2019 sobre as empresas em março passado, disponibiliza hoje no seu portal de estatísticas oficiais, os dados também definitivos sobre estabelecimentos de empresas não financeiras na Região para aquele mesmo ano.

Com a cada vez maior preponderância das grandes marcas, particularmente no ramo do comércio - comprovada pela informação anual do projeto Unidades Comerciais de Dimensão Relevante  (UCDR), que mostra, desde 2015, o crescimento contínuo do volume de negócios destas unidades na Região) - a informação dos estabelecimentos assume significativa importância. Recorde-se que uma empresa, com sede em qualquer ponto do país, poderá ter vários estabelecimentos localizados em diversas zonas do território. Assim, existem estabelecimentos localizados na RAM, que pertencem a uma empresa com sede fora da RAM, existindo igualmente empresas da RAM, com estabelecimentos no Continente e/ou na Região Autónoma dos Açores.

 Empresas Estabelecimentos PT


Em 2019, contabilizaram-se na RAM 30 626 estabelecimentos de empresas não financeiras que empregavam cerca de 86 493 pessoas, tendo gerado um volume de negócios de 6,3 mil milhões de euros.

Comparativamente ao ano anterior, o número de estabelecimentos cresceu 2,8%, contribuindo em grande medida para esta evolução os setores das “Atividades de informação e de comunicação” (+11,9%), “Atividades de saúde humana e apoio social” (+8,8%), “Atividades imobiliárias” (+7,5%) e “Construção” (+7,0%). A Calheta foi o município com o maior crescimento relativo em número de estabelecimentos face a 2018 (+4,8%), seguida de Machico,  Porto Santo (+4,5%), Ponta do Sol (+3,7%) e Santana (+3,4%).

Em termos de distribuição geográfica, a localização dos estabelecimentos coincide com a localização das empresas: destaque para os municípios do Funchal (49,5%), Santa Cruz (13,1%) e Câmara de Lobos (9,8%), hierarquia verificada também ao nível do pessoal ao serviço, com aqueles municípios, pela mesma ordem, a concentrarem 59,1%, 12,0% e 7,1% do total de emprego.

Face a 2018, o pessoal ao serviço cresceu 6,2%, sendo que salientam-se os crescimentos nos municípios da Calheta (+12,4%), São Vicente (+6,9%), Funchal e Ponta do Sol (+6,7% em ambos), Santana (+6,5%) e Santa Cruz (+5,5%). No pessoal ao serviço, os setores de atividade com maior crescimento foram a “Construção” (+ 17,2%), as “Atividades de saúde humana e apoio social” (+ 15,3%) e os “Transportes e armazenagem” (+ 14,7%).

O volume de negócios dos estabelecimentos de empresas não financeiras regionais registou um acréscimo face ao ano anterior (+8,2%), apresentando crescimentos mais expressivos as “Indústrias extrativas” (+30,3%), “Construção” (+29,2%), “Atividades de informação e de comunicação” (+27,2%) e as “Indústrias transformadoras” (+26,4%). Por município, os crescimentos mais expressivos em termos do volume de negócios verificaram-se no Funchal (+10,8%), São Vicente (+9,2%), Machico (+7,9%), Ponta do Sol (+7,8%) e Santa Cruz (+6,9%).

De referir que os estabelecimentos das atividades do “Comércio por grosso e a retalho; Reparação de veículos automóveis e motociclos” (38,3%), “Alojamento, Restauração e similares” (12,3%), “Construção” (11,3%), “Transportes e armazenagem” (7,5%) e “Indústrias transformadoras” (6,7%) são os que têm maior preponderância no total do volume de negócios.

De notar por fim que os valores para as três variáveis acima referidas (número de estabelecimentos, pessoal ao serviço e volume de negócios) constituem os máximos das séries disponíveis (com início em 2010).

DREM divulga publicação “Sector Empresarial da RAM-2019”

Com a informação dos estabelecimentos de 2019 já disponível, a DREM divulga hoje a publicação “Sector Empresarial da RAM-2019”, ficando igualmente completa a série retrospetiva (2008-2019) da mesma área estatística.


Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top