tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

DREM divulga dados para 2014 relativos às empresas não financeiras com sede na RAM

A DREM disponibiliza hoje no seu portal de estatísticas oficiais, um conjunto de quadros relativos às empresas não financeiras com sede na RAM, com informação para o período 2010-2014. É de salientar que a informação para as empresas financeiras não se encontra ainda disponível, pelo que quando isso suceder, a DREM divulgará a publicação na íntegra, bem como disponibilizará um análise mais alargada (Em foco) e atualizará a série retrospetiva que existe desde o ano de 2004.

De qualquer modo a informação que hoje se divulga, acrescenta face às edições anteriores, novas variáveis ao nível dos indicadores patrimoniais e demográficos das empresas não financeiras. Foram ainda adicionados dados ventilados por município e também segundo o nível  de utilização de tecnologia.

Número de empresas, volume de negócios e Valor Acrescentado Bruto das empresas não financeiras cresceu face a 2013, enquanto o pessoal ao serviço diminuiu ligeiramente

Em 2014, existiam na RAM 23 633 empresas não financeiras, mais 2,1% que no ano anterior. Este crescimento foi motivado pelo aumento do número de microempresas (que têm menos de 10 pessoas ao serviço e um volume de negócios inferior a 2 milhões de euros), pois as pequenas e médias empresas diminuíram, enquanto o número de grandes empresas se manteve nas 14. O ramo da agricultura foi o que mais impulsionou aquele acréscimo, o que deverá ainda refletir a obrigatoriedade de registo nas Finanças de todos os agricultores com atividade comercial.

O sector das empresas não financeiras da RAM empregava, em 2014, 61 284 pessoas, menos 26 que em 2013. Esta variável tem sucessivamente caído desde o início da nova série (ano de 2010), em que o número de pessoas empregadas neste sector ultrapassava os 72 mil. 

Em 2014, o volume de negócios (VVN) gerado pelas empresas não financeiras da RAM ascendeu a 4 045,9 milhões de euros, significando um acréscimo de 2,8%, face a 2013. Apenas as grandes empresas evidenciaram um recuo nesta variável, mais que compensada pelas subidas registadas nas empresas de menor dimensão.

O Valor Acrescentado Bruto a preços de mercado (VABpm), em 2014, situou-se nos 1 191,4 milhões de euros, registando um acréscimo de 6,6% face a 2013. Note-se que no caso desta variável e do VVN, o ano de 2014 marca uma viragem, interrompendo uma sequência de 3 anos de quebras sucessivas. 

Sector Empresas PT 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top