tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No 3º trimestre de 2015

Crescimento homólogo robusto nas vendas de Vinho Madeira anulou tendência negativa verificada na primeira metade do ano

Os dados provenientes do IVBAM, I.P. mostram que a comercialização de vinho generoso  “Madeira” no 3º trimestre de 2015 ultrapassou os  790 mil litros, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,7 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo registaram-se aumentos de 11,7% na quantidade e de 30,9% no valor.

Foram os crescimentos verificados nos mercados nacional (de +56,7% nas quantidades e de +66,8% nas receitas) e comunitário (de +11,3% e +24,7%, na quantidade e valor, respetivamente) que contribuíram para o desempenho  favorável no 3º trimestre de 2015. Por sua vez, as exportações para países terceiros diminuíram em termos de quantidades vendidas (-13,1%), embora a receita tivesse crescido (+18,4%).

Este desempenho positivo ocorrido no trimestre em referência praticamente neutralizou os números negativos observados no final do 1º semestre de 2015, período em que se verificaram variações negativas quer em volume (-7,4%), quer em valor (-11,7%), em comparação com igual período de 2014. Assim, analisando o período de janeiro a setembro de 2015, constata-se que houve um incremento homólogo de 0,8% no valor de primeira venda,  enquanto nas quantidades ocorreu uma quebra de 1,6%.

Olhando para os três primeiros trimestres deste ano, observa-se que o mercado comunitário foi o único que registou aumentos tanto nas quantidades (+4,9%) como em valor (+11,3%). Quer o mercado nacional quer o extracomunitário evidenciaram quebras. Na desagregação por países, é de realçar o crescimento homólogo das vendas para a Bélgica (+29,6% em quantidade e +56,1% em valor) e a evolução observada no mercado de Grã-Bretanha, que registou acréscimos, pela mesma ordem, de 22,7% e 26,5%.  O principal mercado externo - França - também apresentou taxas de variação positivas (+8,2% nas quantidades vendidas e +12,2% em valor). Em sentido contrário, as vendas no mercado regional caíram 12,3% em volume e 15,8% em valor.

comer vinho PT

    Cooperação Estatística Internacional

    MAC14 20

    Cooperação Estatística Internacional

    MAC14 20

    Literacia Estatística

    formation3

    Literacia Estatística

    formation3
    Go to top