tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No ano de 2020

Segundo os dados preliminares das Estatísticas do Comércio Internacional, o saldo da Balança Comercial da Região com o estrangeiro foi positivo em 102,7 milhões de euros

De acordo com os dados preliminares referentes ao ano de 2020, o saldo da balança comercial da RAM com o estrangeiro registou um superavit de 102,7 milhões de euros (100,0 milhões de euros em 2019), mantendo-se assim a tendência já manifestada desde 2017. A taxa de cobertura das importações pelas exportações em 2020 foi de 171,8%, superior à registada no ano precedente, que se fixou em 158,1%.

CI PT


Em 2020, o total de exportações de empresas com sede na RAM rondou os 245,7 milhões de euros, tendo diminuído 9,7% face a 2019, enquanto as importações atingiram os 143,0 milhões de euros, recuando 16,9% comparativamente ao ano precedente. No ano em referência a maioria da saída de bens destinou-se a países terceiros (54,4% do total), enquanto do lado das importações manteve-se a preponderância dos países da União Europeia (77,3%).

É de notar contudo, que esta informação refere-se somente ao comércio com o estrangeiro realizado por empresas sedeadas na Região Autónoma da Madeira, o qual é uma parcela ínfima da entrada e saída de bens na Região. Com efeito, a maioria das trocas comerciais que a RAM realiza são com o Continente. Não existe à data informação estatística sobre este tipo de comércio, embora os dados do carregamento e descarregamento de mercadorias nos portos regionais, disponíveis através das estatísticas dos transportes, sugiram que o mesmo é largamente deficitário. De notar também a participação que as empresas sediadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) têm no comércio internacional de ambos os fluxos. Segundo os últimos dados apurados (2019), 72,2% das exportações e 37,3% das importações foram efetuadas por aquelas empresas.


Para mais informação aceda a:

    Cooperação Estatística Internacional

    MAC14 20

    Cooperação Estatística Internacional

    MAC14 20

    Literacia Estatística

    formation3

    Literacia Estatística

    formation3
    Go to top