tableaupublic            

"Uma porta aberta para 

um Universo de Informação Estatística"

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No 3º trimestre de 2013

Saldo negativo entre constituições e dissoluções de sociedades

Os dados do 3º trimestre de 2013 repetem a tendência negativa evidenciada no trimestre anterior tendo sido contabilizadas mais dissoluções (192) que constituições (157). É de referir contudo, que o saldo em agosto e setembro foi positivo, embora insuficiente para compensar o saldo fortemente negativo do mês de julho. De janeiro a setembro de 2013 o saldo é igualmente negativo (-139, resultante de 752 dissoluções contra 613 constituições). A evolução no 3º trimestre e no ano de 2013 está em grande medida condicionada pela dissolução de sociedades que exerciam atividade no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira.

Observando a desagregação de acordo com a Atividade Económica das sociedades, constatamos que relativamente ao 3º trimestre deste ano são efetivamente poucos os ramos de atividade com saldo positivo. Dentro destes destaca-se o “Alojamento, restauração e similares” (+15), as “Indústrias transformadoras” (+6) e as “Atividades de informação e comunicação” (+4). Os principais contributos para o saldo negativo derivam das “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (-23), dos “Transportes e armazenagem” (-14) e das “Atividades administrativas e dos serviços de apoio” (-12). Se tivermos em conta o período de janeiro a setembro de 2013 há que destacar dois ramos de atividade com tendências bem distintas; o “Alojamento, restauração e similares”, com um saldo positivo entre constituições e dissoluções de 90 sociedades, enquanto as “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” observaram um saldo negativo de 144 sociedades.

Analisando os números por município constata-se que o Funchal foi o único município a registar um saldo negativo entre a constituição e dissolução de sociedades (-61) no 3º trimestre de 2013. Em Machico, Ribeira Brava e São Vicente o saldo foi nulo, enquanto em Santa Cruz (21 contra 10), Câmara de Lobos (14 contra 6), Ponta do Sol (5 contra 1), Calheta (5 contra 4) e Santana (3 contra 1) o número de constituições foi superior ao de dissoluções. No Porto Moniz e no Porto Santo não se registou qualquer constituição ou dissolução.

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top