tableaupublic            

Menu

Portal de Estatísticas Oficiais

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

DREM divulga dados do Inquérito Comunitário à Inovação

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga, pela primeira vez, informação sobre a inovação empresarial na Região Autónoma da Madeira (RAM), tendo por base os dados recolhidos no Inquérito Comunitário à Inovação (CIS).

Esta operação estatística, de periodicidade bienal, resultou de uma colaboração entre o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), entidade com delegação de competências no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, tendo sido realizada no 2.º semestre de 2019, em todo o território português. No caso da RAM, a coordenação da operação ficou a cargo da DREM, sendo que o CIS foi realizado junto de 467 empresas com sede na Região.

No triénio 2016 - 2018, cerca de um terço das empresas com mais de 10 pessoas ao serviço com sede na RAM teve atividades de inovação

No período 2016-2018, 33,5% do total de empresas com sede na RAM com 10 ou mais pessoas ao serviço, tiveram algum tipo de atividade de inovação, geradora de despesa, sejam atividades de inovação de produto ou processo completas, atividades em curso até ao final de 2018, atividades de inovação abandonadas ou atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) desenvolvidas internamente, de forma continuada ou ocasionalmente, ou contrataram I&D a outras empresas (incluindo do seu grupo) ou a organizações de investigação públicas ou privadas. Esta percentagem foi superior à do país (32,4%). Por região NUTS II, o Centro (34,7%) e a Área Metropolitana de Lisboa (34,3%) destacaram-se pela positiva e o Algarve (28,5%) e a R.A. Açores (24,3%) pela negativa. A RAM, entre as 7 regiões, surge com o terceiro valor mais elevado.

No triénio 2016-2018, 26,1% das empresas com sede na RAM desenvolveram inovação de produto (ou seja um bem ou serviço novo ou melhorado, que difere significativamente dos bens ou serviços anteriores da empresa e que foi implementado no mercado), o que compara com 23,0% no país.

30,6% introduziram inovação de processo (processo de negócio novo ou melhorado para uma ou mais funções de negócio, que difere significativamente dos processos anteriores da empresa e que foi implementado na empresa) e 33,0% introduziram inovação de produto e/ou processo. A nível nacional estas percentagens foram de 28,0% e 31,4%, respetivamente.

Na RAM, entre 2016 e 2018, 20,7% das empresas introduziram no mercado bens novos ou melhorados e 22,1% das empresas introduziram serviços novos ou melhorados. Estas percentagens superaram não apenas as médias nacionais (18,6% e 17,7%, respetivamente), mas também as proporções apresentadas pelas restantes regiões do País.

Em 2018, a despesa total com atividades de inovação realizada pelas empresas da RAM fixou-se nos 26,9 milhões de euros, o que representa 1,0% do total apurado para Portugal (2 598,6 milhões de euros). Daquele montante, 43,4% corresponderam a outras despesas de inovação (11,7 milhões de euros), 31,4% a despesas com I&D intramuros (8,4 milhões de euros) e 25,3% a despesas com atividades de I&D extramuros (6,8 milhões de euros).

Mais de metade dos 11,7 milhões de euros (6,8 milhões de euros, 58,1%), aplicados pelas empresas da RAM a outras despesas com inovação, foi designada para cobertura de despesas com bens de capital para inovação. Esta verba igualava-se à atribuída à despesa com I&D extramuros (6,8 milhões de euros), atrás mencionada, equivalendo também a 1/4 do investimento total realizado pela globalidade das empresas da Região.

Inovacao Empresas PT novo


Para mais informação aceda a:

 

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top