tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Estimativa rápida – Em janeiro de 2022, as dormidas no alojamento turístico da RAM cresceram comparativamente a 2021, mas ficaram abaixo do valor de 2019

Nos primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de janeiro de 2022, estima-se a entrada de 59,7 mil hóspedes nos estabelecimentos, correspondente a 391,9 mil dormidas, o que se traduz em variações homólogas muito expressivas, de +221,8% e de +227,7%, respetivamente. Em janeiro de 2021, a atividade turística registou apenas 18,6 mil hóspedes entrados e cerca de 119,6 mil dormidas.

Estabelecendo uma comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2019, observa-se que os números de hóspedes entrados e de dormidas na RAM registaram quebras de 21,6% e 25,6%, respetivamente.

Para efeitos de comparabilidade com os dados divulgados pelo INE, é necessário excluir o alojamento local com menos de 10 camas, sendo que, segundo esta lógica de apuramento de resultados, as dormidas do alojamento turístico, em janeiro de 2022, apresentaram um aumento de 261,4%, uma variação mais expressiva que a verificada a nível nacional (+185,9%).

Na Região, as dormidas de residentes em Portugal cresceram 133,6% relativamente ao mês homólogo, atingindo as 54,7 mil (14,0% do total), enquanto as de residentes no estrangeiro subiram 250,6%, situando-se em 337,2 mil. Note-se que, face a janeiro de 2019, a variação nas dormidas produzidas por residentes em Portugal foi positiva, de +22,5%, e negativa, de -30,1%, no caso das produzidas por residentes no estrangeiro. Os hóspedes entrados, em janeiro de 2022, com residência no País, totalizaram 14,2 mil, atingindo os 45,5 mil no caso dos residentes no estrangeiro.

No País, em janeiro de 2022, o mercado interno contribuiu com 857,7 mil dormidas (+104,5%) e os mercados externos totalizaram 1,1 milhões (+308,7%).

Turismo Estimativa Rapida PT

Os primeiros dados estimados, na Região, para o mês de referência, mostram que os principais mercados emissores de residentes no estrangeiro representaram 86,0% do total de dormidas. Nesse conjunto, o mercado do Reino Unido é o que regista mais dormidas, em janeiro de 2022, cerca de 91,3 milhares, seguido da Alemanha, com 83,9 milhares e da França, com 12,2 mil.

Em janeiro de 2022, 25,8% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes. A hotelaria deverá representar 84,9% dos estabelecimentos com movimento de hóspedes (percentagem idêntica a dezembro de 2021).

estimativa rapida PT


Os resultados mais detalhados relativos a janeiro de 2022 serão publicados no dia 14 de março de 2022.

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top