Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...
Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...
DREM disponibiliza os resultados definitivos das Estatísticas do Turismo para 2015 e atualiza a respetiva Série Retrospetiva (1976-2015)
A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) disponibiliza hoje no seu portal de internet a publicação das Estatísticas do Turismo com os dados definitivos do ano de 2015, atualizando-se em simultâneo a Série Retrospetiva que contém dados desde 1976. Os quadros resumo disponibilizados no portal foram também atualizados com os dados finais de 2015.
Na publicação anual está incluída uma análise de resultados, de onde se extraem os seguintes pontos que sintetizam a evolução do sector no ano em referência:
Alojamento turístico coletivo
- Em 2015, o número de dormidas no alojamento turístico coletivo aproximou-se dos 7,1 milhões (+7,8% que em 2014). Os residentes em Portugal contribuíram com cerca de 762,2 mil dormidas, o que se traduziu num acréscimo homólogo de 4,9%, enquanto os estrangeiros não residentes originaram mais de 6,3 milhões de dormidas, correspondendo a um aumento de 8,2% nesta variável.
Hotelaria tradicional
- Verificaram-se na hotelaria tradicional aumentos nos principais indicadores, com variações homólogas de +6,2% nas dormidas, +10,4% nos proveitos totais e +12,7% nos proveitos de aposento.
- Em termos de dormidas, o Reino Unido foi o principal mercado (quota de 25,3% do total), seguido da Alemanha (quota de 24,2% do total). O mercado britânico recuperou o estatuto de mercado mais importante, o que já não sucedia desde 2011, pois entre 2012 e 2014, havia sido o mercado alemão a concentrar o maior número de dormidas. Os mercados britânico e germânico cresceram 16,1% e 6,9%, respetivamente.
- Os turistas com residência em território nacional produziram cerca de 685 mil dormidas (10,3% do total), apresentando uma variação homóloga positiva de 2,1%. O mercado português foi o terceiro mais importante, atrás do britânico e alemão, recuperando uma posição que nos três anos anteriores havia pertencido ao mercado francês.
- A taxa de ocupação-cama anual rondou os 64,3%, +3,4 p.p. que em 2014.
- A estada média nos estabelecimentos hoteleiros da RAM manteve-se nas 5,5 noites.
- A média anual de 2015 do rendimento por quarto (RevPAR) foi de 41,28€ (+12,6% face a 2014).
Turismo no espaço rural
- Relativamente aos estabelecimentos de turismo no espaço rural, verificaram-se aumentos nos principais indicadores, com variações homólogas de +15,5% nas dormidas, +19,0% nos proveitos totais e +16,9% nos proveitos de aposento.
Alojamento local
- Neste tipo de estabelecimentos foram registados 58 263 hóspedes que deram origem a 313 290 dormidas, traduzindo um crescimento muito expressivo de 52,0% face a 2014.
Outros tipos de alojamento turístico coletivo
- No ano de 2015 registaram-se 16 535 dormidas nas colónias de férias e pousadas de juventude, um aumento de 40,4% em relação a 2014. O mercado nacional foi responsável por 76,0% do total das dormidas.
Golfe na R. A. Madeira
- O inquérito aos campos de golfe dá conta da realização de cerca de 45 314 voltas nos três campos de golfe da RAM em 2015 (+3,2% que em 2014), o que gerou receitas de 2,2 milhões de euros (+3,7% que no ano precedente). 61,1% dessas voltas foram realizadas por não sócios, provenientes na sua maioria dos Países Nórdicos, Alemanha, Reino Unido e Portugal. 34,8% das voltas foram vendidas por operadores turísticos, 34,0% pelos próprios campos de golfe e os restantes 31,2% por estabelecimentos hoteleiros e afins. Comparativamente a 2014, a venda de voltas pelos próprios campos de golfe desceu, compensada pelo aumento de importância dos outros canais.
Movimento de passageiros em navios de cruzeiro
- De acordo com os dados fornecidos pela Administração dos Portos da RAM, foram contabilizados no ano 2015, 576 627 passageiros em trânsito em navios de cruzeiro nos portos da RAM, +21,8% que em 2014. O número de escalas aumentou 9,1% (mais 26 navios que em 2014).
Para mais informação aceda a: